Morre Reinaldo Salvego, aos 71 anos, primeiro presidente da Uniodonto Piracicaba

Foto: Gustavo Annunciato

Faleceu em Piracicaba, no último sábado (15), o cirurgião-dentista Reinaldo José Ferraz Salvego, um dos fundadores e primeiro presidente da Uniodonto Piracicaba, cooperativa de dentistas que completa 40 anos de atividades em 2022.

Salvego nasceu em Piracicaba e era filho de Donato Antonio Salvego e Clarice Ferraz Salvego. Formou-se em odontologia pela FOP/unicamp no ano de 1975. Salvego possuía especialização nas áreas de periodontia e prótese, além de mestrado em ortodontia.

Em 1981, possuía o ideal de formar uma cooperativa de dentistas, baseado na Codepi (Cooperativa de Dentistas de Piracicaba), cujas atividades foram encerradas em 1979. Para isso, estudou várias formas de atuação do cooperativismo, surgindo a ideia de criar a Unidente, ideia abandonada ao conhecer o Sistema Nacional Uniodonto, o qual já possuía 15 singulares em todo o país, todas em franco crescimento. Foi assim que fundou, em 16 de junho de 1982, ao lado de outros 29 amigos de profissão, a Uniodonto Piracicaba.

Cláudio Zambello, à época diretor-secretário e hoje diretor-presidente da Uniodonto, lembra que Salvego tinha ideias vistas como ideais de vida profissional para a classe odontológica. “O grupo de amigos que formou a Uniodonto mostrou-se motivado com esta novidade, lançando projetos que hoje ainda estão em prática como uma loja de produtos odontológicos, denominada de Dental Uniodonto”, diz.

Salvego também fundou e presidiu o Sindicato dos Odontologistas (SOPRE), além de ter ocupado a vice-presidência da APCD (Associação dos Dentistas) na gestão de Antonio Wilson Sallum (1981/1982). Foi ainda fiscal do CRO-Delegacia de Piracicaba.

Salvego também atuou como diretor do Museu da Odontologia de Piracicaba Drª. Grace H. C. Alvarez, visto que sempre teve imensa paixão pela pintura, dedicando-se às obras expressionistas abstratas desde 1972. Uma de suas produções recebeu o Prêmio Aquisitivo no V Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba.

Em 2016, foi escolhido pelo Conselho Deliberativo da APCD-Piracicaba como o Cirurgião-Dentista do Ano.

Reinaldo Salvego tinha 71 anos e era casado com Sandra Gagliardi Ferreira Innocencio. O velório e sepultamento ocorreu neste domingo (16), no Cemitério da Saudade, em Piracicaba.

Rafael Fioravanti | [email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezenove − dez =