Mortes no trânsito têm queda de 53% de março a julho

No mesmo período houve queda ainda no número de acidentes com vítima e de mortes de motociclistas (Foto: Amanda Vieira/JP)

Entre março e julho deste ano, sete pessoas morreram em acidentes de trânsito em Piracicaba. Se comparado ao mesmo período do ano passado, que registrou 15 óbitos, durante a pandemia houve queda de 53% das vítimas fatais no trânsito. Os dados são do programa Respeito à Vida (Infosiga-SP).

No mesmo período houve queda ainda no número de acidentes com vítima e de mortes de motociclistas. Nos cinco meses deste ano, foram registrados 650 acidentes com vítima, contra 802 no ano passado. Índice de 19% a menos.

Já a respeito dos motociclistas que morreram entre março e julho deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi de 50%: de seis em 2019 para três em 2020.

De acordo com a Prefeitura, a administração promove ações de segurança no trânsito por meio de campanhas de conscientização. Para o responsável pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), Jorge Akira, a queda nas fatalidades entre motociclistas – mesmo com aumento de entregadores de aplicativos, se deu pela regulamentação da profissão que, segundo avalia o secretário, proporcionou mais segurança.

“A lei, em vigor, que regulamenta a profissão de motofretista e mototaxista, exigiu dos profissionais o uso obrigatório de equipamentos de proteção, como colete refletivo, antena corta-pipa e protetores de pernas, visando sua segurança”, comenta.

Akira destaca ainda como promoção da segurança no trânsito a implantação da CIMM (Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade), que conta com câmeras nas principais vias e controla em tempo real os semáforos em 136 cruzamentos importantes da cidade. As mortes nas rodovias que passam por Piracicaba também diminuíram no período de março a julho: em 50%. Em 2019 foram dez óbitos: quatro em automóveis, três em motocicletas, dois pedestres e um ciclista. Em 2020, foram cinco mortes: três pedestres e dois em motocicletas.

Andressa Mota