Motoristas de vans se preparam para retomada das aulas

“Transporte escolar está preparado e oferece toda segurança” (Foto: Amanda Vieira/JP)

Com a possibilidade da retomada das aulas presenciais a partir de 7 de outubro, motoristas das vans escolares se preparam para garantir segurança aos estudantes no trajeto até a escola. Uso de máscara durante todo o percurso, aferição da temperatura antes de entrar nos veículos, álcool em gel para higienização das mãos ao entrarem e ao saírem das vans, ventilação natural com as janelas abertas e intensificação da higienização dos carros tanto das partes internas como externas são algumas das medidas que serão tomadas pelos motoristas, segundo informou representantes da Acep (Centro de Apoio Familiar de Transporte Escolar de Piracicaba), uma associação que está sendo organizada pelos motoristas.

Duas das representantes da Acep, Regiane Aparecida de Lião Reis e Alessandra Pavanello Trevisan lembram ainda que o distanciamento social dentro dos veículos também estará garantido pela limitação da presença de 30% dos alunos nas escolas.

“A expectativa é boa para o retorno em outubro. Acreditamos que muitos pais irão decidir pelo retorno dos filhos, pois sabemos que o ensino a distância não atende todas crianças. Por isso acreditamos que os pais decidirão pelo retorno, pelo menos 30%”, comenta Regiane.

Para Regiane, os motoristas poderão mostrar à sociedade que o transporte escolar “está preparado ao retorno com segurança”, afirma.

Alessandra, primeira-secretária da Acep, complementa que os condutores estão à disposição para esclarecimento de dúvidas dos pais ou sugestões. “Queremos que as coisas voltem ao normal, mas antes teremos que tomas algumas medidas preventivas para que tudo isso passe logo”, diz.

Elas informam que até o momento não foi entregue aos condutores pelos órgãos da Saúde um protocolo específico a seguir, mas que os sindicatos e as associações estão preparados para atender “com competência os protocolos da covid-19”, diz Regiane.

Andressa Mota