Mudança da Pinacoteca indigna Cultura e arquitetos

A verba é de R$ 800 mil para reforma no Engenho; ainda não há projeto final

A possível e provável mudança da Pinacoteca Municipal Miguel Dutra para o Engenho Central está causando indignação de entidades ligadas à cultura e de arquitetos em Piracicaba. A falta de um projeto para estruturar física e qualitativamente um dos armazéns, a desconfiguração do uso do prédio da Pinacoteca e o gasto de verba pública em momento de arrocho econômico são algumas das questões centrais. Ontem, uma visita organizada pelo gabinete da vereadora Rai de Almeida (PT) foi até o Engenho ver as instalações e apurar mais informações sobre o assunto.

Nesta semana, o prefeito Luciano Almeida (DEM) e o secretário de Cultura, Adolpho Queiroz, receberam os três arquitetos responsáveis pela construção do prédio da Pinacoteca – João Chaddad, Cyro Gatti e Walter Naime. Segundo o arquiteto Chaddad, o prefeito afirmou que algum detalhamento sobre o projeto de recuperação de um galpão da antiga usina será apresentado em 20 dias. Sobre a verba, o secretário Queiroz já havia adiantado que usará os R$ 800 mil destinados pelo governo do Estado de São Paulo à cidade para recuperação de prédios históricos. Também já foi ventilada a escolha e a desocupação do galpão 14A para abrigar a Pinacoteca, que, segundo a ex- -secretária de Cultura, Rosângela Camolese, abriga e conserva quase 900 obras patrimoniadas.

Ela também acrescenta que o espaço no Engenho – cerca de 450 m2 – é “um pouco menos da metade” do oferecido na Pinacoteca. Sobre a visita ontem da comitiva de cultura, o secretário Queiroz comenta que “todos [estavam] com expectativa sobre a decisão que tomamos internamente para a definição do barracão 14A como futura sede da Pinacoteca de Piracicaba”. “Mostrei ao grupo todas as novas e futuras instalações do espaço.” A vereadora Rai, da Frente de Cultura Parlamentar, definiu as informações recebidas do secretário como “pouco clara e objetiva”.

Cristiane Bonin

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

7 + 20 =