Interessados precisam atender aos requisitos e acessar os serviços do Detran.SP pela plataforma do Poupatempo | Foto: Amanda Vieira/JP

Quem precisa realizar a mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou inclusão do EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode realizar agora o serviço de forma online pelos canais digitais do Detran.SP por meio da plataforma do Poupatempo.


Nas opções de alteração de dados, é possível realizar a mudança de endereço, desde que seja dentro do mesmo município, alteração do nome do pai e RG, além de incluir atividade remunerada e rebaixamento de categoria.


O condutor habilitado que deseja realizar a mudança da categoria deve ter no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), ter a CNH com foto em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses. Será exigida a realização do exame toxicológico.

LEIA MAIS:


O motorista habilitado na categoria B (ou C ou D) que deseja conduzir veículos que exijam habilitação específica (categorias C, D ou E) deve solicitar a mudança ou adição.


O próximo passo é a realização do exame médico de aptidão física e mental. Para taxista, motorista de ônibus ou condutor que realize alguma outra atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, será necessária uma avaliação psicológica.


Após considerado apto pelo médico e psicólogo, é necessário que se matricule em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado que ofereça o curso prático para o veículo desejado, levando todos os documentos solicitados, e aprovado no teste prático.


O motorista habilitado apenas na categoria A que deseja incluir a observação EAR deve ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

POUPATEMPO
Para as pessoas que precisem de serviços que exijam atendimento presencial, as unidades do Poupatempo e do Detran.SP estarão abertas em todo o Estado no Dia do Funcionário Público, celebrado amanhã (28). As unidades também funcionam no dia 30, para quando a comemoração foi transferida.
O agendamento de data e horário, obrigatório para ser atendido, pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Da Redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 + 10 =