Mudança ou adição de categoria na CNH pode ser feita agora pela internet

Sistema passará por ajustes e melhorias; Na segunda (14), as opções voltam a funcionar normalmente | Foto: Amanda Vieira/JP

Quem precisa realizar a mudança ou adição de categoria, alteração de dados ou inclusão do EAR (Exerce Atividade Remunerada) na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pode realizar agora o serviço de forma online pelos canais digitais do Detran.SP por meio da plataforma do Poupatempo.


Nas opções de alteração de dados, é possível realizar a mudança de endereço, desde que seja dentro do mesmo município, alteração do nome do pai e RG, além de incluir atividade remunerada e rebaixamento de categoria.


O condutor habilitado que deseja realizar a mudança da categoria deve ter no mínimo 21 anos (para as categorias D e E), ter a CNH com foto em situação regular, não ter cometido nenhuma infração grave, gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos doze meses. Será exigida a realização do exame toxicológico.

LEIA MAIS:


O motorista habilitado na categoria B (ou C ou D) que deseja conduzir veículos que exijam habilitação específica (categorias C, D ou E) deve solicitar a mudança ou adição.


O próximo passo é a realização do exame médico de aptidão física e mental. Para taxista, motorista de ônibus ou condutor que realize alguma outra atividade remunerada de transporte de bens ou pessoas, será necessária uma avaliação psicológica.


Após considerado apto pelo médico e psicólogo, é necessário que se matricule em um Centro de Formação de Condutores (CFC/autoescola) credenciado que ofereça o curso prático para o veículo desejado, levando todos os documentos solicitados, e aprovado no teste prático.


O motorista habilitado apenas na categoria A que deseja incluir a observação EAR deve ter 21 anos completos, estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria A, além de ter obtido aprovação em curso especializado de motofrete e/ou mototáxi.

POUPATEMPO
Para as pessoas que precisem de serviços que exijam atendimento presencial, as unidades do Poupatempo e do Detran.SP estarão abertas em todo o Estado no Dia do Funcionário Público, celebrado amanhã (28). As unidades também funcionam no dia 30, para quando a comemoração foi transferida.
O agendamento de data e horário, obrigatório para ser atendido, pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Da Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 + 6 =