Mudanças

0
2 views
Foto: Pexels

No decorrer da vida é muito comum as pessoas depararem se com situações necessárias que exijam mudanças, nestes momentos, decisões são tomadas, de maneira que possam promover angústia , pois nem sempre é possivel saber os desfechoss dessa decisões. Mudanças diversas, de cidade, casa, escola, emprego, posição social, estado civil, hábitos, papéis, enfim várias transformações que promoverão vivencias exclusivas boas e ou ruins, mas de grande aprendizado.

Há individuos que passaram por mudanças na vida e não deparam –se com o sentimento de medo e incertezas e que precisarão novamente passar por mudanças. Mas também existem aqueles individuos que não vivenciaram muitas mudanças, e quando é necessário enfrenta -las apresentam resistências, necessitando de um tempo maior para adaptar-se, apresentando dificuldades em vivenciar as novidades encontradas pela frente.

Podemos falar também das mudanças naturais que chegam com o passar do tempo, como a maturidade que os anos e a idade proporcionam, e muitas pessoas inclusive mudam suas prioridades, papéis a serem desempenhados no ambito social e pessoal. Como a independência que promove grandes transformações na vida, como morar sozinho, com amigos ou conjugês, sair da casa dos pais e conquistar um trabalho que gere satisfação e o próprio sustento. Junto com todas ou qualquer mudança também chegam as responsabilidades, de administrar uma casa, as despesas, a educação dos filhos, mostrando aos individuos que a vida pode ser mais dificil do que parecia no momento do planejamento.

Outra grande mudança na vida para algumas pessoas inicia-se quando é necessário sair da casa dos pais e para outras depois de muitas transições, é o casamento, momento este que dois individuos diferentes resolvem dividir o mesmo espaço, e construir uma história juntos. Essa geralmente é uma decisão que se ambos não estiverem preparados e dispostos a uma mudança real, pode ocasionar em uma decisão frustrada, com o fim do casal, que promoverá mudanças que pode gerar bastante sofrimento para muitos, e alivio para outros. De qualquer maneira tende a ser uma fase dificil, onde as pessoas sentem se perdidas, exigindo que enfrentem novas desafios, elaborem o luto e recomecem.

Quanto a mudança vinculada a escolha gerada pela maternidade ou paternidade, esse é um momento único na vida, que o individuo decide passar da condição de filho ou filha para ser pai e ou mãe e ocorrerá uma grande transformação e a vida deixará de ser como sempre foi para nascer a necessidade de pensar por mais alguém e dedicar-se integralmente a esse alguém, vivendo um tempo de grandes descobertas, e muitas pessoas relatam a descoberta de uma força que jamais imaginavam que teriam em algum mnomento da vida, promovendo grande crescimento como pessoas, cidadões, desenvolvendo –se a caminho da evolução.

E as mudanças nunca cessam, continuam, a cada conquista, alegria, a cada dificuldade, e lágrima. E as escolhas são assim, exigindo a necessidade em abrir mão de alguma coisa, boa ou ruim, para viver algo que foi escolhido, acreditando ser melhor para a vida, e desta forma promovendo desenvolvimento pessoal e ajudando no crescimento em todas as aréas da vida.

É importante assumir responsabilidades pelas escolhas, evitando culpar os demais por situações que não deram certo, necessário entender que quando estiver pronto, aquele desejo antigo pode vir a dar certo, porém se não der certo a vida segue.

E o medo pode estar presente na hora de mudanças, pareça ela boa ou não, e é necessário enfrentar o medo não permitindo que ele promova uma autosabotagem, desistência. Necessário ainda nesse momento autoconfiança, acreditando que ser capaz de vencer os desafios necessários.

Ana Carolina Carvalho Pascoalete

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

11 + 9 =