Mulher perde R$ 1,2 mil em golpe aplicado pelo WhatsApp

Caso foi registrado no plantão policial (Claudinho Coradini/JP)

Uma doméstica de 44 anos foi enganada e perdeu R$ 1,2 mil após cair no golpe do empréstimo pelo aplicativo de mensagens WhasApp, na segunda-feira (27). Um golpista se passou como uma de suas amigas e alegou que tinha mudado o número do celular. Em seguida, pediu a quantia em dinheiro para pagar uma conta de energia elétrica que venceria no mesmo dia. Somente depois de concluir a transação bancária, a vítima decidiu entrar em contato com a amiga pelo antigo número e acabou descobrindo que não solicitou dinheiro emprestado e que tinha caído em um golpe.

A vítima esteve no 1o Distrito Policial para registrar o boletim de ocorrência.

Recentemente, o delegado Seccional Américo Sidnei Rissato disse que a segurança também deve ser reforçada no mundo virtual. “No caso do WhatApp há a possibilidade de alterar a configuração para reforçar a segurança em duas etapas. Outra orientação é evitar abrir links de qualquer tipo, desde oferta de brindes.

Segundo ele, na região de Piracicaba, um dos golpes mais realizados é o uso do WhatsApp para a solicitação de empréstimos. “Antes de fazer o depósito na primeira oportunidade, é necessário confirmar se realmente a pessoa está pedindo. Se possível, faça uma chamada de vídeo para confirmar se realmente é a pessoa. Perceba que na maioria dos golpes, há apenas mensagens escritas e note que são diferentes da pessoa que você tem algum contato. Caso perceba que foi vítima, procure a Polícia Civil para registrar a ocorrência. É possível localizar os responsáveis, mas nem sempre é possível recuperar o dinheiro”, enfatizou o delegado. “Não despreze a capacidade de ludibriar as vítimas, pois assim como os demais tipos de estelionatários, a abordagem é bem articulada”, completou.

 

Cristiani Azanha

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

onze − dez =