Museu Prudente de Moraes receberá nova pintura, além de melhorias na rede elétrica e segurança

museu prudente de moraes
Foto: Divulgação

O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes inicia o ano de 2022 com boas notícias. No dia 30 de novembro, foram aprovadas três intervenções importantes para a instituição: a readequação elétrica do imóvel, a pintura externa e a instalação de um sistema de câmeras de segurança.

Com verba recebida por meio de emenda parlamentar do senador José Serra, no final do no ano de 2020, foram realizados intensos trabalhos para a elaboração de projetos voltados para a melhoria e segurança do Museu. Com a última intervenção de conservação do prédio ocorrida em 2015, o desgaste natural da pintura do edifício já se encontra bastante avançado. Sendo assim, será realizada a pintura externa do prédio, utilizando de técnicas e materiais adequados para a conservação do imóvel que é tombado pelos níveis municipal, estadual e federal.

Além disso, será realizada a readequação total da rede elétrica do Museu, visando se tornar mais econômica e segura, tanto para os visitantes quanto para os objetos expostos. Por se tratar de um acervo majoritariamente do século 19, esses objetos necessitam de luzes adequadas para sua maior conservação. Consequentemente, a tecnologia atual visa a redução do consumo elétrico e uma melhor visibilidade do público visitante.

E, completando as melhorias, serão instaladas câmeras de segurança internas e externas, visando a proteção do acervo histórico, o qual atualmente conta com mais de 12 mil peças.

O Museu Prudente de Moraes, instalado na casa do primeiro presidente Civil do Brasil, completou 64 anos de funcionamento, sendo um local de referência na guarda, conservação e exposição da memória e da história de Piracicaba e da República Brasileira. Já a casa de Prudente de Moraes, que em 2022 completa 152 anos, ganha mais reforços que irão contribuir para sua conservação e em seu papel de difusão de nossa história.

As intervenções estão previstas para ocorrerem no primeiro semestre de 2022 e serão realizadas por meio de processo licitatório.

museu prudente de moraes
Foto: Divulgação
museu prudente de moraes
Foto: Divulgação

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quinze − 13 =