Na pandemia, CVV registra aumento no tempo das ligações

O isolamento social e as incertezas da pandemia podem amplificar os medos e angústias do indivíduo. O sentimento é natural, inerente ao ser humano, afinal, cada pessoa reage de uma forma diante deste momento tão peculiar e desafiador, e não necessariamente é sem trilhar caminhos sinuosos. A ONG CVV (Centro de Valorização da Vida), que este ano completa 38 anos de atividades em Piracicaba, é uma opção para apoio emocional e prevenção do suicídio que continua com um sólido trabalho em meio à crise da covid-19.

Segundo a coordenadora local Eliane Soares, apesar do número de ligações por dia ser basicamente o mesmo de meses anteriores à disseminação da doença, o CVV constatou que o tempo em que as pessoas permanecem em conversa ao telefone com os voluntários do serviço aumentou. “Passou de 30 minutos para 40 ou até 50 minutos”, relata.

Eliane afirma que, diante do momento atípico, as pessoas externam mais os sentimentos e a tônica das ligações é majoritariamente sobre algo relacionado ao novo coronavírus. “Ficam mais tempo na linha parar falar dos medos. Relatam que temem sair de casa e ser contaminado, o temor de perder o emprego”.

Outro relato constante, segundo a coordenadora, é quanto à dificuldade de encarar o luto. “Não atendi nenhuma pessoa que disse ter sido positivada pela covid-19, no entanto, já dei apoio a pessoas que perderam entes queridos pela doença e não puderam fazer um velório ou falaram que tiveram pouco tempo para se despedir”.

Diariamente, conta Eliane, cada voluntário atende por volta de 20 ligações. “Atendemos durante todo o dia, madrugada também”, avisa a coordenadora.

Para aqueles que se sentem sozinhos na quarentena, a mensagem de Eliane é de esperança e conforto. “Quando se sentir sozinho e os pensamentos estiverem atônitos, procure alguém. Pode ser o CVV ou um amigo, um familiar, mas não fique sozinho. É bom e saudável compartilhar os medos e preocupações”.

Erick Tedesco

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 + quatro =