Não é só o exercício que te ajuda contra a covid-19! Uma dieta equilibrada também!

Foto: Pexels

Em um recente estudo publicado no periódico British Medical Journal Nutrition Prevention & Health intitulado “Plant-based diets, pescatarian diets and COVID-19 severity: a population-based case–control study in six countries” mostrou que dietas com muitos alimentos com vegetais e peixes tiveram como resultado menor probabilidades de sofrer sintomas mais graves da Covid-19 quando comparado a outros tipos de alimentação.

Durante todo este período de pandemia venho falando dos benefícios da atividade física e redução da gravidade da Covid-19. Mas e a alimentação? Conheço muitas pessoas nesta pandemia que aumentaram seu peso. Em uma outra pesquisa da Diet & Health Under Covid-19 mostrou que o impacto do aumento de peso no Brasil foi o maior entre os 30 países pesquisados, o que pode ser um indicio de como isso agravou a pandemia no nosso país.

Nesta pesquisa feita com mais de 2884 profissionais de saúde de diversos países do mundo mostrou que os alimentos consumidos e uma correlação na redução da gravidade de Covid-19. Apesar do estudo ser observacional e que deve-se ter cuidado ao analisar os dados, pode-se visualizar que ter uma alimentação equilibrada ajuda muito as pessoas a serem mais saudáveis contra a COVID-19.

Nesta pesquisa entre os 2884 pessoas somente 138 tiveram infecção grave da Covid-19. Mas as pessoas que tiveram uma dieta baseada em vegetais e peixes tiveram de 59 a 73% menor gravidade nos sintomas da Covid-19. Ou seja, pouquíssimas pessoas!

Isso pode se dever ao fato que a dieta de vegetais tem menor fator inflamatório e a inflamação corporal potencializa os sintomas da Covid-19 no seu corpo. Você pode reduzir esta inflamação não só através da atividade física, mas também com a dieta. Acredita-se que juntando as duas, uma potencializa o efeito da outra e por isso é um dos fatores de diminuição da gravidade da Covid-19.

Os vegetais são alimentos ricos em fitoquimicos, vitaminas e minerais e que todos auxiliam o sistema imunológico para que ele seja mais saudável. Consumi-los é primordial!

Manter uma alimentação equilibrada, fazer atividade física todos os dias pelo menos 30 minutos diários de forma moderado a intensa é o melhor caminho para a sua saúde. Não deixe de se cuidar! A covid-19 vai passar, mas agora é a hora de você se cuidar para o seu dia a dia e o seu envelhecer! Boa sorte!

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

onze − oito =