Nesta quarta, Ceagesp distribui sacolas com alimentos a famílias em vulnerabilidade social

Doações de alimentos são feitas todas as quartas-feira, às 10h, Foto: Claudinho Coradini/JP

Toda quarta-feira, a partir das 10h, o Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais) Piracicaba distribui sacolas de alimentos às famílias carentes da região. A ação teve início em 23 de novembro do ano passado, com a vinda do novo gestor da unidade, Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo. A pandemia da covid-19 escancarou ainda mais um problema que assola o País: a fome. A ação voluntária tenta amenizar essa situação.

Com o aumento de desemprego, muitas famílias estão à beira da pobreza e sobrevivem com muito custo para colocar ao menos uma refeição diária à mesa.

E mesmo aquelas pessoas que estão à margem da extrema pobreza, a economia do Brasil torna cada vez mais custosa as idas aos mercados – O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerado a inflação oficial do Brasil, fechou 2020 em 4,52%, acima do centro da meta para o ano, que era de 4%, a maior inflação anual desde 2016, segundo o IBGE.

Segundo o gerente do Ceagesp Piracicaba, Adenilson da Silva Teles, as sacolas são montadas com hortifrutigranjeiros doados por permissionários do local. “São alimentos bons e aptos ao consumo, apenas que, por não serem tão frescos, poderiam estragar caso ficasse mais um dia na banca”, ele conta.

Em média, são 80 sacolas a cada quarta-feira, mas a ação da primeira semana de 2021 resultou em uma distribuição maior. “Conseguimos 1.274 quilos de alimentos, o que deu 100 sacolas. Uma equipe do Ceagesp, voluntários, é quem faz a higienização e separação dos alimentos doados”, revela Teles.

Famílias de Piracicaba e região são beneficiadas com a ação. “Acontece de vir pessoas de diferentes famílias em um mesmo carro. Também conseguimos uma parceria com mercados de Piracicaba para incrementar as sacolas, com doações de macarrão e café”.

Erick Tedesco
[email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

vinte − 7 =