Nhô Cine exibe filmes com temática indígena na Biblioteca Municipal nesta quinta

Foto: Divulgação

Projeto Nhô Cine é uma realização do coletivo Cena 14

O cineclube piracicabano Nhô Cine exibe nesta quinta-feira (21), às 19h, na Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”, os filmes com temática indígena: a videodança piracicabana “Ciaporã: Da Casa do Povoador à Lagoa das Almas” (2021) de Carolina Moya e Julia Giannetti, e o longa-metragem “Xingu” (2011) de Cao Hamburguer. O projeto é uma realização do coletivo Cena 14, Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba) e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A entrada é gratuita e há vagas limitadas.

“Ciaporã: Da Casa do Povoador à Lagoa das Almas” retrata o processo de invisibilização da nossa originária indígena, ao desconsiderar os povos que habitam a nossa região antes da invasão europeia. Já a obra “Xingu” narra à história dos irmãos Villas Bôas em sua jornada de desbravamento do Brasil. Eles entram em contato com aldeias indígenas, ajudando a defender a sua cultura e criando o Parque Nacional de Xingu.

O Nhô Cine já tem planos para o aniversário de Piracicaba. No dia 1º de agosto, terá uma sessão especial no anfiteatro da Biblioteca Municipal, com exibição do documentário “Nhô Quim, O Caipira Centenário” (2014), com presença da diretora Bruna Epiphanio. O longa narra a história do tradicional Esporte Clube XV de Novembro, pelo olhar de diversos personagens que fazem parte dos cem anos do clube completados em 2013.

CENA 14
O coletivo é uma rede de profissionais audiovisuais que buscam promover a cultura voltada ao setor audiovisual.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 + dezoito =