Novo recinto temático do Zoo de Piracicaba recebe duas cobras pitons

Novos recintos já podem ser visitados pela população. (Crédito: Divulgação)

O Zoológico Municipal de Piracicaba ganha, nesta semana, mais um recinto temático: a Biblioteca Submersa, espaço que vai abrigar duas cobras pitons e que foi desenvolvido e criado por uma dupla de artistas plásticos.

Localizado na área do serpentário, o novo ambiente dedicado aos dois répteis faz parte do projeto de revitalização do Zoo de Piracicaba, iniciado há cerca dois anos e comandado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

“O cenário que o visitante verá é o de uma biblioteca sendo inundada e invadida por um polvo gigante e um tubarão”, relata Thiago Vilalta, diretor do Zoológico.

A criação dos ambientes temáticos é uma forma de melhorar a experiência do visitante do Zoo, de fomentar a preocupação com a educação ambiental e de estimular o caráter pedagógico e lúdico, destaca o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, que lembra que regularmente o local recebe visitas de grupos de estudantes e que é uma das principais áreas de visitação do município.

O cenário foi confeccionado pelos artistas plásticos Rodrigo Zangirolami e Redley Camargo, com a utilização de isopor, cimento e tintas. Além da Biblioteca Submersa, o zoológico já conta com outros recintos temáticos como o que abriga o tigre siberiano (com cenários que remetem a Índia), os jabutis (ambiente alusivo ao Japão, com motivos como o Monte Fuji e templos orientais) e tigre de óculos (cujo habitat são as florestas andinas).

 

ADOTE UM RECINTO
Quem quiser ajudar na revitalização dos recintos do Zoo de Piracicaba pode fazer uma parceria com a Prefeitura por meio do programa Adote um Recinto.

A adoção de recintos, que pode ser feita por pessoa ou grupos de pessoas físicas ou jurídicas, consiste na execução de obras ou doação de materiais necessários para reforma ou revitalização. Para cada área ou recinto adotado, haverá a permissão para a instalação de um anúncio de cooperação. No programa também está incluída a parceria para manutenção de mobiliário urbano e a conservação e preservação das áreas públicas dentro do complexo.

Para obtenção da autorização da adoção, o interessado deverá procurar a Sedema. Informações: (19) 3421-3425.

 

Da Redação