Núcleo de Bem-Estar Animal será implantado em Piracicaba

Animais terão espaço para ficarem soltos (Maycon Barbon)

Piracicaba deverá dar um passo muito importante em prol da causa animal. O Núcleo de Bem-Estar Animal foi criado  pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a Prefeitura, o CCZ será a sede do Núcleo, que receberá melhorias em sua estrutura, como ampliação do estacionamento e do centro cirúrgico, visando que o local fique mais acolhedor também para os servidores e para a população visitar, com objetivo de intensificar as adoções.

O prefeito Luciano Almeida também visitou, recentemente, o espaço. “Teremos muitas novidades voltadas para o bem-estar e tratamento dos animais na cidade. Todas elas em parceria com a iniciativa privada para a gente começar, de fato, um projeto que cuide dos animais no município”, afirma o prefeito.  A protetora e vereadora Alessandra Bellucci (REP), junto com outros setores do Executivo, desenvolveu o plano de trabalho que prevê mensalmente os atendimentos de 600 animais entre cães e gatos, 410 exames laboratoriais por mês e 200 procedimentos cirúrgicos para a população de baixa renda.

Os animais ganharam espaço e também mais “importância” nas famílias de todo o mundo, com isso, os problemas também aumentam, novas legislações, e os CCZ (Centros de Controle de Zoonoses) que antes controlavam a raiva e o controle populacional através da eutanásia, também tiveram que se adaptar às novas leis e protocolos. Mas apesar de toda essa mudança,  nada além de  leis e regras foram modificadas”, disse Alessandra.

Segundo ela, as acomodações continuaram as mesmas alguns protocolos continuaram os mesmos, nem as cores das paredes , ou mesmo os funcionários foram modificados ou convidados a entender a nova realidade.

Serão criados novos protocolos, novas ações e novas regras para nossos animais terem mais qualidade de vida, além de respeito e proteção. Um longo caminho teremos pela frente, nenhuma mudança é fácil de ser implantada, mas foi dada a largada”, disse Alessandra.

O secretário do Sede Alex Gama Salvaia explicou que  o CCZ ganhará um solário para ampliar os locais disponíveis para que os animais de pequeno porte já residentes no canil e gatil fiquem soltos.

“Vai ter uma área dos animais que são de boa convivência e uma outra área dos animais que são mais agressivos. Então eles não vão mais passar o dia inteiro presos em uma baia. Isso já vai melhorar bastante a qualidade de vida enquanto eles estão aqui”, afirma Salvaia.

O secretário de SaúdeFilemon Silvano, ressaltou que o núcleo será a concretização das melhorias das ações voltadas aos animais no município.

Cristiani Azanha

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

20 − dezenove =