Nutricionista ensina como diminuir a retenção de líquidos

Foto: Divulgação

Alimentação inadequada, como salsicha, presunto, temperos prontos, beber pouca água e consumir álcool contribuem para o quadro

Segundo a nutricionista Juliana Vieira, retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele, como em tecidos das pernas, tornozelos, mãos e abdômen. Segundo a profissional, é comum as pessoas sentirem que estão “retendo líquidos”.

“As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema – termo médico que se refere ao inchaço”.

Ela aponta as possíveis causas do mal: “Alimentação inadequada, como salsicha, presunto, temperos prontos, biscoitos, sorvetes, balas, macarrão instantâneo e salgadinho de pacote. Beber pouca água e consumir álcool também contribuem para o quadro. Problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema”, explica.

Juliana listou 6 hábitos alimentares que vão te ajudar a desinchar:

Beba bastante água:
Beber bastante água é indispensável para evitar o inchaço, pois a hidratação adequada colabora com o bom funcionamento dos rins e a eliminação de toxinas do organismo.

Insira mais alimentos naturais no cardápio alimentar
Verduras, leguminosas e castanhas são alimentos que não podem faltar em sua dieta. Frutas, como melancia, melão, abacaxi, pepino e manjericão também possuem ação diurética, ajudando o corpo a eliminar o excesso de líquidos.

Coma alimentos ricos em fibras
As fibras, que colaboram para o bom funcionamento do intestino, também ajudam a prevenir a retenção de líquidos. Mamão, laranja, ameixa e folhas em geral são alimentos fontes de fibras que devem fazer parte da dieta para evitar a prevenir o inchaço indesejado.

Cereais integrais
Pão integral, pão de centeio, farelo de aveia, farelo de trigo e arroz integral são cereais integrais que colaboram para o bom funcionamento do intestino e também ajudam a desinchar.

Beba chás diuréticos
Chá de boldo, chá de hibisco e chá verde têm ação diurética e ajudam a eliminar líquidos e, portanto, a evitar o inchaço.

Evite alimentos ultraprocessados e ricos em sódio
Açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods colaboram com a retenção de líquidos

A nutricionista listou alguns sinais de que o inchaço pode ser grave. Por isso, se você tiver um deles, a profissional orienta que procure um médico:

Se seus pés incharem muito a ponto de os sapatos e meias ficarem apertados ao longo ou no final do dia;

Se amanhecer com as pálpebras ou o rosto inchado;

Se houver inchaço assimétrico, mesmo que leve (só uma perna, ou só um braço, por exemplo), pois pode ser um sinal de trombose;

Se aparecer inchaço no corpo, depois de começar a usar um remédio novo. Ele pode ser efeito colateral ou reação alérgica provocada pelo medicamento.

Da Redação

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

quatro × cinco =