Devido à pandemia, sepultamento não pode ter aglomeração (Foto: Claudinho Coradini/JP)

Prefeito de Piracicaba entre 1996 e 2000, secretário municipal de Educação de 1993 a 1966 e professor da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Humberto de Campos morreu na noite de quinta-feira (6). A causa da morte não foi divulgada.

Campos, que também foi diretor executivo da Fundação Municipal de Ensino antes de se aposentar definitivamente da vida acadêmica em 2010, deixou cinco filhos, além de netos e bisnetos. O sepultamento aconteceu ontem à tarde, no cemitério Parque da Ressurreição.

O atual prefeito Barjas Negri, comentou o falecimento de Humberto de Campos. “O professor Humberto de Campos foi um grande homem que nos ensinou muito e passou pela vida deixando uma legião de amigos e admiradores, como eu”.

A Esalq também se manifestou sobre a morte de Campos. “Lembrado com carinho pela sua didática e sabedoria, o professor Humberto de Campos teve múltiplas faces em sua profícua vida. Era um modelo de pessoa, admirado pelos alunos, brilhante gestor, pioneiro na pós-graduação, que extrapolou sua competência além da Esalq”, destacou a instituição em nota.

Natural de Rio Verde, Goiás, veio para Piracicaba com 14 anos de idade. Ingressou na Esalq como aluno de Engenharia Agronômica, em 1955, e se formou em 1958. Entrou para o corpo docente da universidade aos 23 anos, em 1961 – ocupou a Cadeira 17 do então Departamento de Matemática e Estatística, hoje Departamento de Ciências Exatas. Na Esalq, foi Professor Titular, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estatística e Experimentação Agronômica, entre outros cargos.

Na Câmara de Vereadores de Piracicaba, Campos foi lembrado por diversos vereadores. O presidente do Legislativo, Gilmar Rotta comenta que ele deixará um legado e destacou sua “forma sensível e franca de fazer política”. “Sempre aberto ao diálogo, característica que também o marcou como secretário de educação, ressaltou.

O provedor da Santa Casa de Piracicaba, João Orlando Pavão, parante de Campos, lembra da boa relação do então ex-prefeito com a entidade. “Desenvolveu todos os cargos com extrema dedicação e competência”.

Erick Tedesco

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

3 × 5 =