Pessoas foto criado por freepik - br.freepik.com

Caro leitor, se você faz exercício físico regularmente, tenho uma boa notícia! De acordo com um novo estudo, a atividade física te faz ter uma maior imunidade do que pessoas sedentárias. Mas isso já sabemos não é mesmo? Mas, o treinamento amplifica nossa resposta à uma possível vacina e que se torna altamente relevante já que cientistas do mundo inteiro trabalham para desenvolver uma vacina contra a covid-19.

Em um recente estudo que acabou de sair no periódico Brain, Behavior and Immunity intitulado “Elite athletes on regular training show more pronounced induction of vacina specific T cells and antibodies after tratavalente influenza vaccination than controls” mostrou que a atividade física deixa o seu sistema imunológico preparado para combater infecções e responder mais fortemente as vacinas.

Já é sabido que pessoas que praticam atividade física pegam menos resfriados e outros vírus do que pessoas sedentárias. Mas o estudo mostrou que horas antes de receber uma vacina de gripe, seu corpo desenvolverá uma resposta de anticorpos mais forte do que o normal, quando comparado aos sedentários. Mas isso, até o momento não tem a mesma eficácia para atletas de exercícios intensos e exaustivos como triatletas, ultramaratonistas e maratonistas.

Ainda de acordo com o estudo, nos atletas que receberam a vacina de gripe foram encontradas um número significativamente maior de células do sistema imunológico anti-influenza e de anticorpos. E como se o corpo de quem faz atividade física tivesse uma resposta imunológica mais pronunciada e com isso, uma melhor proteção contra infecções, mais alta do que o normal. Com isso os pesquisadores viram que o sistema imunológico dos atletas foi fortalecido e ajustado pelas demandas físicas diárias e danos do treinamento permitindo-lhes responder de forma eficaz à vacina.

Este estudo no mostra que estar em forma provavelmente aumentará nossa proteção e mesmo os atletas amadores ou até mesmo quem pratica atividade física terão melhores respostas contra a gripe do que as pessoas sedentárias. Então, já sabemos que a atividade física faz um bem a sua saúde e a sua saúde imunológica e que a soma com uma boa alimentação cria verdadeiros exércitos de defesa do seu corpo. E aliado a uma possível vacina contra a covid-19 você pode mais facilmente fazer com que ela talvez seja só uma “gripe” como outra qualquer.

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

seis − 1 =