O mais longo eclipse do século acontece hoje

Será possível ver o eclipse e a aproximação de planetas. (Arquivo/JP)

Nesta noite quem olhar para o céu terá a oportunidade de registrar o mais longo eclispe lunar do século, que poderá ser visto em todo país. No Estado de São Paulo, o eclipse comecará as 17h41, com duração total de 1h43min. Além disso, o sistema solar apresentará outro espetáculo. Neste mesmo instante, o planeta Marte se encontrará quase em seu ponto mais próximo da Terra e estará especialmente brilhante, sendo possível ser visto a olho nu. Para esse espetáculo, o OAP (Observatório Astronônico de Piracicaba) Elias Salum terá programação especial, a partir das 18h, para observação do eclipse total da Lua e a oposição do planeta Marte.

Outra característica é que a Lua estará no apogeu (maior distância à Terra), enquanto a Terra estará no afélio (maior distância ao Sol).



Os horários do eclipse indicam que no Brasil somente será visto o fim da totalidade, às 18h13. As outras fases, saída da Lua da umbra às 19h19 e a saída da penumbra às 20h28 poderão ser acompanhadas em sua plenitude.

Na sequência, Sol, Terra e Marte estarão alinhados o que se denomina oposição. Nessa posição, Marte estará distante da Terra 57,9 milhões de quilômetros da Constelação de Capricórnio. “Ele estará mais brilhante que Júpiter, que também se está visível bem como os planetas Vênus e Saturno. Uma oportunidade única em poder ver no céu quatro planetas ao anoitecer”, explicou o coordenador do OAP, Nelson Travnik.

Esse fenômeno também é conhecido como “Lua de Sangue”. Isso ocorre quando a lua está por trás da Terra em um eclipse lunar total e a luz solar não alcança diretamente a lua, porque incide na Terra.

Com entrada gratuita, o Observatório estará aberto das 18h às 22h. O OAP fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro (SP- 127).

 

(Da Redação)