O que o jabuti gosta de comer?

Jabutis são terrestres, onívoros e precisam de uma alimentação com folhas, vegetais, frutas e proteína animal

Semana passada a Arraso explicou e deu dicas para quem pensa em adotar um jabuti. Por ser um animal tranquilo, dócil e dono de uma invejável longevidade, ele é um amigo ideal para quem deseja tranquilidade com companhia animal. Contudo, jabutis precisam de alguns cuidados minuciosos em relação ao tempo de sol, ao clima onde podem ficar e, principalmente, a alimentação. Esses cuidados precisam da atenção do tutor, pois se o animal não for bem tratado ele pode adoecer ou ter sérios problemas físicos.

ALIMENTAÇÃO

Jabutis são animais que comem principalmente folhas e frutas, mas não pense que pode alimentar somente com alface durante a semana que o animal vai ficar bem. Esses repteis possuem um casco duro que cobre praticamente todo seu corpo e para ele manter essa estrutura necessita muito de cálcio e uma alimentação bem variada.
O cardápio do animal deve se basear em uma maioria de folhas com muito ferro como folhas de beterraba, mostarda, rúcula, brócolis, espinafre, e por aí vai. Frutas como melão, banana, morango, mamão, melancia, maçã, abacaxi,uva e amora, também são muito bem vindas, mas em quantidades menores do que as folhas.
Muita gente não sabe, mas jabutis também de alimentam de animais então dar uma quantidade pequena (cerca de 5% da alimentação diária do animal) com carne moída crua, ovos cozidos com casca, ração para jabutis ou até suplementos de cálcio ajudam muito na saúde do animal e na manutenção de seu casco.

AMBIENTE

Um terrário ou um jardim com muita luz do sol, o local precisa ter alguma fonte de água constante é crucial para o animal. O ambiente precisa ter uma umidade alta e pontos com sombra para o animal descansar. O Brasil tem um clima bem quente na maior parte do ano, mas em dias frios é necessário deixar o jabuti aquecidos, pois eles possuem sangue frio e não se aquecem sozinhos

Larissa Anunciato
Email: [email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

três × três =