O que são Soft e Hard Skills?

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Sendo habilidades práticas ou controle emocional, saiba que ambas são importantes no trabalho

As exigências do mercado de trabalho quanto às habilidades estão cada vez maiores. E além dos conhecimentos e capacidades técnicas, é importante saber trabalhar em equipe e ser ágil. As transformações tecnológicas constantes pedem isso dos profissionais.
Não apenas os colaboradores podem fazer esta autoanálise para saber se possuem estes exemplos de habilidades em tecnologia. Você, gestor, também pode identificá-los na sua equipe e utilizar isso a seu favor para estimular a produtividade e tornar sua empresa mais competitiva.
Manter a equipe motivada é uma tarefa fundamental na gestão do time. Porém, isso só pode ser feito quando você conhece bem os seus colaboradores para poder extrair o máximo de produtividade e os melhores resultados de cada um.
Portanto, para gerenciar este time e mantê-lo focado, é necessário valorizar as habilidades individuais e incentivar seu uso e suas melhorias.
Não estamos falando apenas em competências técnicas. Hoje em dia, muitas empresas já estão olhando para outras capacidades que eles podem oferecer. Além de um trabalho, muitas vezes mecânico.
Nos Estados Unidos, local onde foram desenvolvidos estudos sobre as diferentes aptidões dos profissionais, após uma série de debates foi dividido duas características dominantes entre as habilidades de cada trabalhador as “Hard Skills” e as “Soft Skills”.

HARD SKILLS

As Hard Skills, em português, pode ser traduzido como “habilidades duras”, essa nomenclatura é dada em um sentido figurativo, pois são o tipo de habilidades mais mensuráveis, ou seja, de alguma forma é possível medir o quanto a pessoa é habilidosa em algo. Praticamente, trata-se de habilidades que podem ser aprendidas por meio de cursos, workshops e outras formas de conhecimentos práticos e técnicos. Esse tipo habilidade pode ser medida por meio de notas, diplomas e facilidades linguísticas. São essas habilidades que vão normalmente se destacar em um currículo na maioria dos trabalhos.
Ter como destaque esse tipo de habilidade é bem útil em áreas acadêmicas, engenharia, operação de máquinas e ferramentas, informática etc.

SOFT SKILLS

Soft Skills (habilidades leves) são habilidades socioemocionais do colaborador. Podem se referir à motivação, comunicação, organização e capacidade de trabalhar em equipe. Elas abrangem toda a experiência psicossocial de uma pessoa.
Por se tratar de algo não concreto, as soft skills são difíceis de quantificar e por conta disso são mais difíceis de serem notadas e normalmente é necessário mais de um tipo de título ou curso para serem avaliadas.
Para demonstrar esse tipo de habilidade, normalmente, requer um pouco mais de tempo e é necessário ser posto em prática, por isso as dinâmicas de grupos é a opção mais utilizada para essa forma de avaliação.
O controle emocional, além da organização, capacidade de persuasão, proatividade, resolução de conflitos, apacidade de trabalhar sob pressão e ter senso de liderança, são habilidades muito valorizadas para qualquer trabalhador e as profissões que mais exigem esse tipo de habilidade são: pedagogia, psicologia, administração, marketing, gerente ou chefe de departamentos entre outras
Independente das diferenças de cada skill, ambas são existentes em todas as pessoas, contudo cada individuo pode ter uma facilidade maior com uma ou outra habilidade.

Larissa Anunciato
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