“O trabalhador piracicabano tem muito a comemorar hoje”, diz prefeito Luciano Almeida

Foto: Divulgação

De janeiro a março desse ano, a cidade fechou com saldo positivo de 2.346 vagas, segundo o Caged

Neste Dia do Trabalhador, o piracicabano tem o que comemorar? “Tem muito a comemorar, principalmente com respeito a recuperação econômica da cidade, com índices positivos de contratação apresentados pelo Caged. Como exemplo, de janeiro a março desse ano, fechamos com saldo positivo 2.346 vagas no trimestre. Destaca-se também o suporte da prefeitura junto à Raízen, que garantiu o anúncio de investimento de R$ 300 milhões da companhia em sua nova unidade de negócio para produção de biometano no município, a partir de resíduos da produção sucroalcooleira”, respondeu o prefeito Luciano Almeida, por meio de sua assessoria.

O JP questionou a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda) sobre quais ações o governo municipal realiza para fomentar o emprego e a renda do piracicabano, nas mais diversas áreas, neste período em que a pandemia desacelerou. O titular, José Luiz Guidotti Júnior, disse que a pasta tem criado novas oportunidades de trabalho para as pessoas que querem empreender, buscando a atividade ambulante ou de Trailer. “Com isso, foram criados novos pontos no aeroporto, no Engenho Central, no Bairro Vila Sônia, Caxambu, Vila Fátima, entre outros. Apenas em 2020, foram 114 novos autorizados, em 2021 foram 103 novos e até o momento, mais 24 autorizado. Atualmente, o município conta com 743 ambulantes ativos”, citou o secretário.

Guidotti Júnior disse ainda que, para incentivar o fomento ao empreendedorismo, também será realizada uma Feira chamada ´Empreenda Pira´ no dia 6 de maio, das 10h às 16h30, em frente a Semdettur, com objetivo de divulgar os produtos de qualidade oferecidos pelos Trailistas de Piracicaba.

A 1ª Feira de Empregabilidade On-line, promovida pela Semdettur realizada em novembro, “também apresentou um saldo positivo”, pontua o secretário. O evento contou com mais de 2 mil inscritos, oferecendo 180 vagas em algumas das melhores empresas de Piracicaba, cumprindo assim o seu objetivo inicial de promover a qualificação profissional e, ao mesmo tempo, conectar toda a cadeia produtiva com a empregabilidade, através das plataformas digitais. A ideia agora é replicar o formato da Feira de Empregabilidade On-line em outras cidades pertencentes à RMP (Região Metropolitana de Piracicaba).

Outra ação citada pela prefeitura foi a implantação do HUB Piracicaba, no ambiente do Parque Tecnológico, um espaço público de apoio à inovação e tecnologia com suporte às startups, que em apenas 4 meses de funcionamento já recebeu mais de 400 visitas. O governo aponta que foi feito um plano de retomada seguro para as atividades comerciais, além de oferecer cursos de qualificação aos empresários.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

10 − 3 =