OAB cobra apuração de denúncia contra servidor do CCZ, suspeito de envenenamento com água sanitária

Cão ficou internado, mas sobreviveu (Reprodução)

AComissão de Proteção aos Direitos dos Animais da subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a vereadora Alessandra Bellucci (Republicanos) acompanharam o depoimento de dois funcionários do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) feitos ontem na Polícia Civil, sobre a denúncia de um servidor que trabalha na Zoonoses e teria trocado o pote de água, por água sanitária de um cachorro, em janeiro de 2020. Na época, o animal precisou ser internado, mas sobreviveu.

A presidente da Comissão, a advogada Vanessa Rocha Maluf Zaidan, disse que a OAB oficiou a prefeitura para que o servidor fosse transferido para outro departamento sem contato com os animais, mas ele ainda permanece trabalhando no CCZ, na portaria, mas ainda está no mesmo ambiente que os animais. “Queremos que seja realizada uma apuração sobre esse caso, que é muito sério. Na época, outra funcionária do CCZ flagrou o ocorrido e socorreu o cachorro, caso contrário, certamente ele não resistiria”, relatou.

A advogada disse ainda que o mesmo funcionário também foi acusado de agredir outro cão com um rodo em 2019. “É no mínimo estranho, que ainda continue trabalhando no CCZ, deveria ser transferido até o término da apuração”, completou.

A vereadora relatou que pediu ao delegado Emerson Marinaldo Gardenal que o caso seja apurado com agilidade. “Queremos evitar o risco de que ele continue maltratando os animais”, relatou
Alessandra.

O delegado disse que continuará com os depoimentos e depois irá decidir se o inquérito policial será instaurado. “O caso não contempla a atual legislação sobre maus-tratos, pois a denúncia ocorreu antes da aprovação da lei e ela não retroage”, afirmou. Em nota, a Procuradoria Geral informou que o processo está em fase de oitiva de testemunhas.

LEIA MAIS

Cristiani Azanha
[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

6 + 13 =