Obesidade animal é sinal de alerta

Assim como os humanos, porcentagem de cães e gatos acima do peso tem aumentado e hoje ultrapassa 50%

Peso é uma preocupação recorrente entre as pessoas. A causa de um aumento de peso pode variar, desde problemas hormonais, hábitos ruins de saúde ou genética, mas isso não é uma exclusividade humana. Cães e gatos também podem sofrer de obesidade e algumas raças e espécies podem sofrer depressão entre outros problemas consequentes da obesidade.
Um exemplo são os gatos que, como divertimento, procuram escalar objetos e pular entre móveis, se ele está muito acima do peso, o felino deixa de seguir sua natureza o que gera frustração e consequentemente depressão. Outro exemplo são os Dachshund (cachorro salsicha) que possuem patas curtas e uma coluna naturalmente torta, caso ganhe muito peso sua coluna pode ser muito forçada podendo a lesionar ou até quebrar devido ao peso extra.
O excesso de peso também reduz a qualidade e a expectativa de vida do animal, além de contribuir com o surgimento de doenças como diabetes, complicações ortopédicas e cardiorrespiratórias
A obesidade nos animais pode-se apontar como uma pandemia, pois, de acordo com um estudo da universidade de Liverpool, aproximadamente 59% dos cães e 52% dos gatos apresentam sobrepeso ou obesidade. Fatores como nutrição inadequada, pouca atividade física e predisposição genética contribuem para aumentar os riscos do sobrepeso e obesidade.
Considerando que a obesidade pode ser uma doença primária ou até mesmo surgir como causa secundária, recomenda-se o acompanhamento do Médico-Veterinário.

COMO CONTROLAR O PESO DO PET

Antes de tudo é importante procurar um médico veterinário para entender melhor o que está causando o aumento de peso e quais os melhores métodos a se seguir sem prejudicar a saúde do seu animal.
Após isso, existem algumas opções padrões de perda de peso como a maior atividade física do animal, a redução de porções de rações ou até a busca de uma versão light

Assinatura: Larissa Anunciato
Email: [email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

2 × cinco =