Exposição no Casarão do Turismo homenageia os 50 anos da ida à Lua; Oapes também promove cursos. (foto: Amanda Vieira/JP)

Até o dia 27 de julho o Casarão do Turismo recebe a exposição “50 Anos da Apolo 11”, que reúne atividades astronômicas abertas para todo o público em homenagem ao aniversário de 50 anos da ida do homem à Lua. A mostra pode ser visitada nos finais de semana e feriados, das 9h30 ás 17h30.

O Oapes (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum) também participa do evento, contribuindo aos domingos com telescópios, das 15h às 17h, para a observação do Sol e, claro, para que os visitantes tirem suas dúvidas sobre os fenômenos astronômicos e a vastidão do espaço, como os eclipses, nascimento e a morte de estrelas, a passagem de nebulosas, e o uso do relógio de Sol.

Nós explicamos o que acontece e utilizamos um filtro especial para ver o Sol. No telescópio solar é possível ver as explosões solares, que infelizmente não dará para levar para ao Casarão. É uma pena, porquê é o que o mais o pessoal gosta de ver, mas no observatório tem”, convida sutilmente Waner Berager, voluntário do Oapes.

De acordo com Berager, a observação do Sol deve ser feita com uso de um telescópio com filtro próprio para esse tipo de atividade, pois a falta de uso dessas precauções pode gerar problemas sérios na visão.

AULAS

Além da exposição em homenagem à Apollo 11, missão da qual Nelson Travnik, um dos voluntários do observatório participou, o Oapes também abre seu espaço para o curso de Introdução à Astronomia da Escola do Legislativo e organizam suas próprias aulas para o público em geral “O curso de astronomia é bem concorrido, há sempre fila de espera” complementa Travinic.

Em agosto novas inscrições de curso abrirão no observatório, para se inscrever é pelo telefone (19)3413-0990 ou pelo e-mail [email protected] de terças ás sextas-feiras das 9h ás 11h

Ademais, o Observatório realiza mensalmente no Sesc a observância da Lua em sua fase crescente das 19h às 21h. Você pode consultar a programação ao ligar para o observatório.

Serviço

O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum é aberto à visitação pública todos os sábados das 18:30 ás 21:30 . Não é necessário agendamento e a entrada é franca. Para informações (19)3413-0990.

 

Larissa Anunciato de Oliveira
[email protected]

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns pela matéria. Para mim foi muito bom saber que o Travinik está na ativa!!! Ele me influenciou quando garoto a gostar de astronomia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

8 − sete =