OCP faz concerto caipira no Teatro do Engenho Central

Apresentação será acompanhada pelo multi-instrumentista Neymar Dias. (Foto: Divulgação)

A OCP (Orquestra de Câmara de Piracicaba) apresenta o espetáculo “Viola Caipira in Concert”, neste domingo (15), às 17h, no Teatro do Engenho Central. O concerto será acompanhado pelo multi-instrumentista Neymar Dias na viola brasileira. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$ 15 (meia). Assinantes do Jornal de Piracicaba e revista Arraso têm 30% de desconto na compra dos ingressos ao apresentar a carteirinha do Clube JP. A compra pode ser feita pessoalmente ou no site www.megabilheteria.com.

A proposta do “Viola Caipira in Concert” é de unir a tradição das músicas eruditas com as músicas populares. Estão no repertório canções como Tempo de Avanço, de Lourival dos Santos e Tião Carreiro, a Suíte Raiz, de autoria de Neymar Dias, que reúne os sucessos Tristeza do Jeca, de Angelino de Oliveira; De Papo pro Ar, de Joubert de Carvalho e Olégario Mariano; Boiadeiro Errante, de Teddy Vieira, e Chora Viola, de Tião Carreiro e Lourival dos Santos, entre outras músicas.

“Sou um apaixonado pela música de Bach e sempre quis trazer sua atmosfera musical para a viola, como forma de aproximar dois universos que, em princípio, são muito distantes”, diz Neymar.

No espetáculo, o público poderá ouvir as canções ‘Brandenbird’, uma mescla o ‘Concerto Brandenburgo Nº 3’, de Bach, com ‘BlackBird’, dos Beatles uma mistura de opostos, pois a música de Bach é em Allegro (ritmo acelerado) enquanto a música da banda britânica é um tom mais triste e lento. Outras duas composições são de autoria do próprio Neymar: ‘Concertino para Viola Caipira e Orquestra’ e ‘Barroca’.

“O espetáculo faz uma perfeita união caipira-erudito, em que Neymar Dias transpõe para a viola brasileira uma música densa, cheia de texturas e marcadas pelo que há de mais plural na cultura musical”, avalia o produtor e arquivista da OCP, Anselmo Melosi.

SERVIÇO

Viola Caipira in Concert. Domingo (15), às 17h, no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central (avenida Maurice Allain, 454). Informações: (19) 3413-8526.

Larissa Anunciato

[email protected]