Oficina de RPG é atração na Biblioteca Municipal de Piracicaba neste sábado

Foto: Fundação Triunfo

Jogo visa valorização da cultura por meio de história dos espaços patrimoniais

Iniciativa da Fundação Triunfo, o movimento “Ocupa com RPG” acontece neste sábado (16), às 13h, na Biblioteca Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto”. A atividade propõe conhecimento sobre patrimônios e usa os próprios espaços de memória da cidade como sala de aula e ambiente de pesquisa.

O evento teve início no dia 25 de junho no Museu Prudente de Moraes e seguirá acontecendo aos sábados. No dia 23, no Núcleo de Educação Ambiental e, dia 30, na Estação da Paulista.

O jogo de RPG (Role Playing Game em inglês) se trata de brincadeiras de “faz de conta”, como um meio de contar histórias, nos quais os participantes representam heróis em mundos fantásticos. Neste jogo, a história de Piracicaba é recontada com enredos ficcionais de ação, aventura e mistério com uma linguagem da cultura pop, muito presente no cotidiano do público jovem. É desta forma que a Fundação Triunfo vê uma oportunidade de diálogo com seu público e também como um instrumento para aproximar os jovens dos patrimônios e de sua comunidade.

A brincadeira faz parte das oficinas de Imersão Cultural e RPG da Fundação, que utiliza a ferramenta para o desenvolvimento pessoal, habilidades estratégicas, criatividade, argumentos e confrontam valores morais e éticos.

Tchelo Andrade, criador da Fundação Triunfo e dos jogos, conta que durante a adolescência teve pouco interesse pelos espaços e patrimônios públicos. “Agora meu objetivo com o Ocupa com RPG é mostrar uma face mais divertida e empolgante para estes mesmos espaços a partir de uma linguagem que o público jovem reconheça”, comenta ele. “Memes, a rede social Tik Tok e as séries originais da Netflix fazem parte da fórmula que utilizo como educador patrimonial”, completa Andrade.

FUNDAÇÃO TRIUNFO
Criado por Tchelo Andrade, o projeto de impacto social visa potencializar indivíduos e aproximá-los dos patrimônios culturais do Brasil, com o apoio de jogos analógicos e RPG. Além disso, a Fundação Triunfo difunde conhecimentos científicos e populares para gerar impactos nas comunidades, valorizar a cultura e buscar melhores condições de vida de forma sustentável.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

1 + 7 =