A área de Responsabilidade Social da Mirante promove, na próxima terça-feira (28), a partir das 14h, uma Oficina de Sabão Ecológico. A iniciativa tem o apoio da União para o Desenvolvimento Sustentável do Distrito de Artemis (UNI-Artemis) e acontecerá na Antiga Estação Ferroviária de Artemis, que fica na praça João Alfredo, s/n.
“Aprender a fazer sabão a partir do óleo de cozinha usado tem um apelo ecológico grandioso porque, além desse material não ser descartado de forma incorreta, pode gerar renda para quem o fabrica ou mesmo ajudar na economia familiar”, afirma a coordenadora de Responsabilidade Social da Mirante, Maria Aparecida Draheim. Ela lembra que as pessoas interessadas em aprender a fazer o sabão já podem ir guardando o óleo usado na cozinha e levá-lo, em garrafas pet, para a oficina.
O óleo de cozinha usado, descartado na rede coletora de esgoto, gruda nas paredes da tubulação, forma crostas e, por consequência, causa entupimentos. “Fazemos um trabalho constante de conscientização para que as pessoas não descartem esse óleo no ralo das pias”, comenta Maria Aparecida. Além disso, o óleo contamina a água.
Segundo o colaborador da Mirante que vai ministrar a oficina, Danilo Munhoz, fazer sabão ecológico é bastante simples. “São necessários óleo de cozinha, soda, desinfetante, detergente ou sabão em pó”, explica. A oficina é aberta a todos os interessados.
COMO ARMAZENAR O ÓLEO USADO:
Para guardar o óleo usado, siga esses passos:
- Espere esfriar e filtre o óleo, especialmente aquele que fica com restos de alimentos;
- Armazene-o em uma garrafa PET;
- Guarde e leve para ser utilizado na Oficina de Sabão Ecológico
Leia mais
- Foragido de penitenciária é localizado e preso em Piracicaba pela Romu da GCM
- Em Piracicaba, homem é preso em flagrante no telhado de casa de vítima furtando cabos
- Gerente de loja em Piracicaba procura a polícia após receber atestado médico duvidoso
- Redução de ICMS por Garcia em SP causa mal-estar entre governadores
- Saúde abre agendamento nesta terça-feira para vários grupos