Onça parda é capturada no Cantagalo

Onça foi sedada por uma veterinária durante o resgate (Divulgação/Guarda Civil)

Uma onça parda foi capturada no quintal de uma residência no Cantagalo, nesta nesta terça-feira (15). Uma bióloga do Zoo fez a sedação do animal que foi resgatado pelos bombeiros e Pelotão Ambiental da Guarda Civil.

Onça entrou no quintal de uma residência (Divulgação/Guarda Civil)

Será levada para o Zoo para passar por atendimento veterinário e após a comprovação que tem boa saúde e tem condições de ser devolvida à natureza será solta em uma área de mata em Itirapina.

“Recebemos um chamado da nossa central informando que solicitantes alegaram que a onça estava andando na Rua Lara. Depois ela se refugiou em um terreno que tinham duas casas. Uma bióloga fez a sedação para garantir que o animal não se ferisse ou ferisse alguém”, disse o guarda Reginaldo que atuou na ação com o parceiro L.Fernando.

O ambientalista Gustavo Pinto disse que possivelmente, a onça se perdeu do corredor ecológico que existe na região do Cantagalo. “O animal saiu do corredor e entrou na área urbana. É importante enfatizar que geralmente esse grande felino tem medo das pessoas e geralmente fica acuado em um canto ou em algum lugar que se sinta protegico. Nesses casos dá tempo de chamar os bombeiros, defesa civil ou biólogo de algum zoológico. Jamais deve fazer qualquer tipo, principalmente para fazer uma foto, pois o flash pode assustá-lo. É indicado retirar os cães de perto ou outros animais que podem fazer qualquer tipo de barulho, pois pode irritá-lo”, alertou o especialista.

Gustavo disse ainda que assim como outros animais silvestres, a onça tem sido vista nas cidades por conta da perda de seu habitat, por causa da exploração urbana.

LEIA MAIS

Cristiani Azanha

[email protected]

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

três × 3 =