Onça parda é localizada em banheiro de casa em São Pedro

Atualizado em 19/10/2021 às 21h04

Uma onça parda foi localizada no box do banheiro de uma residência, em São Pedro, na tarde desta segunda-feira (18. A primeira a ver o animal, por volta das 10h, foi a adolescente de 15 anos que mora com os pais na casa. Depois de chamar o pai, a família se deu conta de que o animal era uma onça que na residência, de acordo com a prefeitura.

O primeiro contato da família foi com o Corpo de Bombeiros, que procurou o veterinário da Prefeitura de São Pedro, Matheus Murbach. Por não disponibilizar de equipamentos adequados para este atendimento, o veterinário entrou em contato com o Zoológico de Piracicaba.

A equipe composta pela veterinária Camilla Xavier Mendes, bióloga Paula Cendrowicz de Souza Matias e o tratador Fernando Silva atuaram no resgate.

Onça estava no banheiro de casa (Divulgação)

De acordo com o Zoo, o animal, uma fêmea adulta de onça parda (puma concolor), foi retirada da casa, através da aplicação de um dardo anestésico e, depois de acordado, foi solto em um local seguro de mata com o auxílio do veterinário Matheus Murbach, da Prefeitura de São Pedro. Vale ressaltar que nenhum animal é retirado da natureza com o objetivo de ser trazido ao zoo.

CAUSAS

As “visitas” de animais silvestres não são mais tão raras. Em Piracicaba, no dia 15 de junho deste ano, uma onça-parda também foi capturada no Cantagalo e no início de outubro, moradores do bairro Água Seca receberam a visita de um lobo guará.

São vários os motivos que podem ter levado os animais para a área urbana. De acordo com a veterinária do Zoológico de Piracicaba, tanto as onças quanto o lobo-guará são animais de hábitos silvestres que estavam longe de seu habitat natural, provavelmente em busca de alimento para sua sobrevivência, que cada vez são prejudicados devido às constantes queimadas e desmatamento.

Cristiani Azanha

[email protected]

LEIA MAIS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 5 =