Ônibus azul e rosa foi lançado ontem

Azul e rosa são as cores que estampam desde ontem um ônibus do transporte coletivo de Piracicaba. Alusivo aos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, o transporte rodará principalmente nas linhas expressas da cidade – até o fim de novembro – como uma forma de alertar a população sobre as campanhas de prevenção aos cânceres de mama e próstata.

O lançamento do ônibus azul e rosa, uma parceria ente Unimed Piracicaba, Prefeitura e a Tupi, aconteceu na tarde de ontem na rampa do Centro Cívico e, segundo a assessoria de imprensa da empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade, saiu direto da sede do Executivo local para o TCI (Terminal Central de Integração).

Durante estes cerca de um mês e meio, o ônibus rosa e azul rodará a cada semana em uma linha. “Deve percorrer o maior número de linhas possíveis para abranger a cidade. Como as linhas expressas, troncais, onde tem maior demanda, que ligam os terminais aos bairros da cidade”, enfatiza Jorge Akira, secretário da Semuttran (Trânsito e Transporte).

Os personagens Dona Rosa e Seu Bigode, criados exclusivamente pelo chargista Luís Marangoni para essa campanha estão de volta agora com máscaras, por conta da pandemia da covid-19.

É o quarto ano consecutivo que a Unimed participa da ação junto à Prefeitura. “É uma forma rápida e simples de conscientizar a população sobre a importância de exames preventivos contra o câncer de mama e próstata. As mulheres são mais conscientes, mas os homens ainda tomam esta consciência”, conta o presidente da Unimed Piracicaba, Carlos Joussef,

No entendimento de Jouseef, para o bem do desenvolvimento de Piracicaba precisa de ‘projetos com atitudes’ também no setor da saúde, como este em questão. “Até as pessoas já nasçam conscientizadas de que a prevenção ainda é a melhor saída contra estas duas doenças que afetam tanto a população”.

Já Pedro Mello, secretário da Saúde, ressalta que o ônibus funciona como uma “marca” que chama a atenção e consciência da população sobre a prevenção. As unidades públicas de saúde, ele reforça, estão preparadas para atender as pessoas no sentido das campanhas. “Já é um procedimento de rotina realizar o Papa Nicolau e fazer indicações para a mamografia”, comenta.

Erick Tedesco

Leia Mais
Capa JP 21/10/2020
XV enfrentará a Ponte Preta em jogo-treino no sábado (24)
Eleições 2020: protocolo deve ser seguido no dia da votação
Cartilha orienta mulheres para proteger e prevenir de violências

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 + 14 =