Ora-pro-nóbis: dona de vários atributos

0
3.711 views

Você já deve ter ouvido falar em ora-pro-nóbis, certo? Ainda não? Então ainda vai ouvir. Cientificamente chamada de Pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis, que, na tradução, significa “rogai por nós”, tem sido muito utilizada para diversas receitas de culinária e ganhou fama por intermédio de veganos e vegetarianos. Essa planta é dona de vários atributos que fazem dela a ‘queridinha’ do momento. Ótima fonte de proteína, a ora-pro-nóbis, também contém boas quantidades de ácido fólico, ferro (que ajuda a prevenir anemia), apresenta potentes propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e é uma grande aliada para balancear dietas e até mesmo controlar o diabetes.

Historicamente, conta Carolina Lovadino, engenheira agrônoma e estudante do 7º semestre de Nutrição na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), a ora-pro-nóbis é conhecida como “carne dos pobres”, porque, segundo ela, contém grande potencial nutritivo, principalmente proteínas, ferro e cálcio.

“Por ser uma planta rústica, consegue se desenvolver em solos pobres e climas extremos, fazendo dela uma alternativa de consumo em comunidades com poucos recursos. A partir disso, nos últimos anos, tem sido estudada e difundida como complemento/substituto barato na alimentação”, destaca Carolina.


A agrônoma também credita o aumento da procura da ora-pro-nóbis devido ao interesse maior das pessoas em entender e se aproximar do vegetarianismo e do veganismo. “Aumentaram também as pesquisas em busca de novos vegetais com potencial nutritivo, e a ora-pro-nóbis se encaixa muito bem nessa categoria.

Outro fator que pode impulsionar o cultivo e consumo da ora-pro-nóbis é pela sua quantidade de vitamina C. “Significativa”, destaca Carolina. Mas um alerta: não se pode compará-la a uma laranja,  por exemplo, rica em vitamina C, ou com qualquer outro vegetal. “Todo alimento é um conjunto de nutrientes, vitaminas e minerais e deve ter sua qualidade avaliada como um todo. Todos os vegetais, frutas e legumes tem seu papel e lugar numa alimentação balanceada”, explica.

Mas é mesmo o alto teor de proteínas que pode fazer da ora-pro-nóbis uma protagonista numa refeição ou em uma dieta. Ela se destaca entre as hortaliças e é benéfica para a saúde dos ossos, melhora no trânsito intestinal (evita prisão de ventre) e na prevenção e tratamento de sintomas de doenças cardiovasculares, além da manutenção do tecido muscular, entre outros.

Quanto ao consumo para o controle do diabetes, Carolina conta a ora-pro-nóbis pode, sim, ser uma aliada. Em linhas gerais, o consumo de carboidratos associado às fibras faz com que seja digerido mais lentamente, evitando picos de glicemia no sangue. Além disso, o consumo regular de fibras faz com que o indivíduo sinta-se saciado por mais tempo”.
 
Molho pesto de ora-pro-nobis

INGREDIENTES
½ xícara de folhas de manjericão• ½ xícara de folhas de ora-pro-nobis 1 dente de alho pequeno
3 nozes
½ xícara de azeite
½ xícara de água
colher de sopa de suco de limão
½ colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeitonas pretas picadas
 
MODO DE PREPARO
Lave as folhas de ora-pro-nobis e o manjericão. Leve todos os ingredientes (exceto a azeitona) a um processador de alimentos e bata até ficar homogêneo. Adicione as azeitonas picadas e misture. Acompanha massas, saladas, recheio de pizza ou com torradas.

Molho pesto de ora-pro-nóbis acompanha massas, saladas, torradas


Farofa crocante de ora-pro-nobis

INGREDIENTES
½ cebola cortada em cubinhos
2 dentes de alho amassados
½ xícara de pimentão vermelho cortado em cubinhos
1 xícara de folhas de ora-pro-nobis picadas
2 colheres de sopa de azeitonas verdes picadas
¼ de xícara de sementes de girassol (sem casca e crua)
1 e ½ xícaras de farinha de mandioca (aprox 120g)
1 colher de chá de sal
2 colheres de sopa de azeite

MODO DE PREPARO
Em uma panela ou frigideira seca coloque as sementes de girassol para tostar por 2 minutos (até ficarem douradas) e reserve. Na mesma frigideira coloque a cebola, o alho e azeite e deixe dourar; acrescente o pimentão e deixe refogar por cinco minutos; coloque as folhas de ora-pro-nobis e refogue por mais cinco minutos. Junte as azeitonas e a farinha de mandioca e deixe a farinha “torrar” por aproximadamente dez minutos. Acrescente o sal, as sementes de girassol tostadas e desligue o fogo.

Farofa crocante de ora-pro-nóbis dá um sabor especial na comida

Erick Tedesco

Fotos: Carolina Lovadino

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

dezesseis − nove =