Sem opção de atendimento, moradores do Vale do Sol buscam pelos serviços da UBS da Balbo
Com obras concluídas e o prédio fechado, sem utilização há mais de um ano, a unidade médica – construída na gestão do ex-prefeito Barjas Negri – localizada na avenida Aureliano Fernandes de Araújo Neto, no Vale do Sol, é motivo de questionamentos dos moradores dos condomínios Vila Nova que, na falta de um posto médico no bairro, recorrem à UBS (Unidade Básica de Saúde) Balbo.
De acordo com a placa informativa no terreno, a obra custou R$ 654 mil e foi construída entre março de 2020 e março de 2021. No painel, consta o número 301 em destaque, uma prática da ex-administração municipal de numerar as obras em execução.
Nesta semana, o líder comunitário Luís Medina convidou a vereadora Rai de Almeida (PT) para apresentar demandas apontadas pela população da região e, entre elas, estava o prédio construído para ser a policlínica do Vida Nova. Segundo Miranda, o imóvel recém-construído está completamente abandonado e se deteriorando dia a dia. Ainda sem ter o funcionamento a unidade, que seria uma policlínica, custou aos cofres públicos mais de meio milhão de reais e já apresenta trincas, rachaduras e mato alto – o que revela seu completo abandono, como destacou a parlamentar.
“Vamos nos organizar no Legislativo para cobrar da prefeitura a resolução desses problemas de uma vez por todas. É inadmissível que um prédio como o da policlínica continue assim, desativado, se deteriorando a olhos vistos” – afirmou a vereadora. “É preciso fazer essa policlínica funcionar a fim de que a população possa ser atendida”, completou.
SEM PLANEJAMENTO
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde informou, nesta quarta-feira (13) que a unidade no bairro Vida Nova não é uma policlínica, mas sim uma unidade de saúde.
A pasta informou que a obra foi finalizada na antiga gestão, mas sem planejamento estrutural e funcional. “A atual gestão já finalizou sua organização estrutural e funcional e realiza concurso para a contratação de profissionais. Até o momento não foram definidas as especialidades que serão oferecidas na unidade”, informou a Saúde em nota.
Beto Silva
[email protected]
LEIA MAIS
- Piracicaba confirma sétimo caso da nova varíola
- Acesso na rodovia Washington Luís (SP-310) será fechado na noite desta quinta (18)
- Patrulha Rural flagra descarte irregular de laranjas em estrada de Piracicaba
- Candidatos ao governo de SP declaram R$ 13,6 milhões em bens; confira
- Taxas futuras de juros se ajustam para cima antes de leilão do Tesouro