Venho falando que nunca no mundo se teve tanto sedentário e pessoas acima do peso como no momento em que vivemos e isso foi agravado pela pandemia da covid-19. E por meio deste novo dado, a Organização Mundial de Saúde (OMS) atualizou suas diretrizes através de seu novo documento sobre as novas recomendações para a prática da atividade física no mundo.

Na última quarta-feira, publicado em seu site, o documento elaborado pelos diretores recomenda que quem tem entre 18 e 64 anos de idade deve fazer, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada por semana, mas relata que, quanto maior este tempo, podendo chegar a 300 minutos por semana, melhor serão os benefícios para a sua saúde.

Pela diminuição da prática de atividades físicas, ocasionada pela pandemia, a importância da prática do exercício físico se dá pelo fator de prevenção e controle de diversas doenças, como o câncer e hipertensão, que estão entre as doenças que mais matam no mundo. E, como um fato essencial neste momento em que vivemos, a diminuição e redução dos sintomas relacionados à depressão e ansiedade, que foram alguns dos responsáveis pelo grande aumento de suicídio nesta pandemia.

Segundo a OMS, o custo estimado em gastos médicos em decorrência do sedentarismo no mundo é de 54 bilhões de dólares. Estamos falando em dólares e não em reais. E somada a isso uma perda de 14 bilhões de dólares em produtividade.

Crianças e adolescentes devem se exercitar uma hora a mais do que o normal e, pelo menos, 60 minutos por dia durante toda a semana. Não é muito se compararmos a outras décadas atrás. O número de adolescentes e crianças obesas está em crescimento no mundo e muito se dá pela tecnologia e falta de políticas públicas para este segmento da sociedade.

Nos idosos, o exercício servirá para a melhora da memória, da saúde mental e da manutenção das suas atividades de vida diária. Uma das coisas que os idosos mais querem é a autonomia e isso, meu caro leitor ou leitora, se dará somente com a prática de exercícios. Não há suplemento ou creme de rosto que altere isso.

O exercício é uma pílula eficaz contra muitos tipos de doença e, em tempos de covid-19, a atividade física aumentou sua importância pelo fato de melhorar a saúde mental do indivíduo. Segundo pesquisas, 2021 será o ano da saúde mental no mundo e a atividade física terá um papel muito importante para a manutenção da sua saúde mental. Ficar parado não traz benefícios e qualquer atividade física pode melhorar sua saúde e bem-estar, além de prevenir doenças. Isso é muito importante. Não pare! E, se você não faz nada, comece!

Até a próxima!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

catorze + 16 =