Orquestra Educacional faz dois concertos de Natal

Orquestra Educacional tocará músicas natalinas | Foto: Rodrigo Terrini

O Natal será comemorado pela OEP (Orquestra Educacional de Piracicaba) com música de concerto. Em duas apresentações gratuitas, nesta quinta-feira (10), às 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, e no sábado (12), às 18h, no Teatro Engenho, o grupo, com regência do maestro Ivan Bueno, terá um repertório de canções tradicionais natalinas.

Os espetáculos da Orquestra Educacional respeitarão o plano local de retomada das atividades culturais e os ingressos podem ser adquiridos no site megabilheteria.com.

Os concertos festivos contarão ainda com a participação da soprano Raíssa Amaral e do tenor Antônio Pessoti. “Recebemos com alegria a disponibilidade dos cantores. São profissionais talentosos e que farão este trabalho com muito mérito”, ele destaca.

Algumas músicas ganharam adaptações com ritmos brasileiros, com afoxé, guarânia e jazz valsa. “O resultado é muito significativo, porque são ritmos que nos conectam à cultura brasileira”, destaca Bueno.

A Orquestra Educacional de Piracicaba abre ambos os concertos com a clássica ‘Danúbio Azul’ e, em seguida, entram apenas as músicas de Natal. Terá também ‘Oh, Noite Santa’, com arranjo muito bonito, dueto e orquestra, a alegre e envolvente ‘Vem que está chegando o Natal”, além de duas que o maestro aponta como essenciais em repertórios natalinos, ‘Jesus Alegria dos Homens’ e ‘Aleluia de Handel’. “O repertório está bonito e todos que assistirão, certamente sairão felizes”, aponta Bueno.

O diferencial do concerto, acredita o maestro, é um repertório com músicas com letras. Para ele, as palavras, isto é, o canto, torna o engajamento com o Natal ainda maior.

O período da pandemia, pondera o maestro, apesar de difícil, foi de “muito aprendizado”. “A orquestra não parou um minuto. Encontrávamos por uma plataforma digital para manter o aprendizado e a chama do grupo. Mantivemos os encontros todas as terças, com reflexões sobre música e a parte mais técnica, como ensaios, e sempre aprimorando. Voltaram em outubro, já cientes dos compromissos”.

Erick Tedesco

Leia mais

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dezessete + 6 =