Orquestra São Paulo Big Band estreia em Piracicaba no Teatro São José

Foto: Divulgação

Grupo traz a trajetória e a evolução da arte e da música ao longo dos 100 anos

A orquestra São Paulo Big Band se apresenta neste sábado (2), no Teatro São José, na rua São José, 799, no Centro. A apresentação integra o projeto “Brasil 1922 a 2022” com dois espetáculos, às 17h para estudantes e, às 20h, para o público em geral. A Big Band é o mais novo corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que estreou nos palcos em novembro de 2021. A entrada é franca e os ingressos serão retirados na bilheteria.

Com uma trajetória musical contada por meio de palavras, fatos e fotos, a São Paulo Big Band relembrará a evolução da história da arte e da música, representando os 100 anos da Semana de Arte Moderna no Brasil.

Segundo o diretor-geral e artístico, Antônio Ribeiro, também idealizador do espetáculo, a São Paulo Big Band representa a verdadeira renovação da linguagem em busca da experimentação, liberdade, ruptura com o passado e até corporal – como um retrato do modernismo.

SÃO PAULO BIG BANG
Com o intuito de “viajar” pelas histórias, por meio do espetáculo, a apresentação traz as obras de Pixinguinha, Vila Lobos, Raul Seixas, Chico Buarque, Legião Urbana, entre outros. A orquestra mostra em um telão uma linha do tempo com imagens e fatos que marcaram gerações dentro do mundo artístico, como a moda, arquitetura, artes plásticas, cinema e literatura.

O grupo é composto por dezoito músicos brasileiros, entre eles, com mulheres que inspiram por meio de seus comandos nos trompetes, saxofones e contrabaixo.

Criado pelo iCult (Instituto de Cultura e Cidadania), é o mais novo corpo artístico permanente no Estado de São Paulo, com a sede no Memorial da América Latina.

PROJETO
“Brasil 1922 a 2022” faz parte do centenário da Arte Moderna de 1992, celebrado neste ano. Também visa incentivar a música por meio de apresentações, principalmente para os estudantes de escolas públicas e privadas.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro + 4 =