Amor compartilhado com a prática esportiva em família
O gestor esportivo e professor de Taekwondo, Frederico Mitooka coleciona títulos e conquistas ao longo de sua carreira como atleta e treinador. Faixa-preta 5º. Dan, ele foi o responsável pela primeira medalha brasileira no Universíade (evento multiesportivo internacional voltado aos atletas universitários).
Como treinador, comandou a seleção brasileira universitária no campeonato mundial em Belgrado, na Sérvia, trabalhou para o Comitê Olímpico de Aruba, no ciclo olímpico para as Olimpíadas do Rio de Janeiro/2016 e defendeu a cidade de Piracicaba por muitos anos, conquistando títulos em competições como os Jogos Regionais e Jogos Abertos.
Há quatro anos, o professor Frederico passou a agregar o título mais importante de sua vida, o de pai. Dedicado às atividades administrativas do Centro de Treinamento Dojan Nippon, ele havia se afastado dos treinamentos, mas, com a notícia da paternidade, retornou ao tatame para ter a chance de ser o pai e o treinador da filha, Yooko Mitooka.
“A Yooko está na faixa amarela e em cada fase de seu desenvolvimento eu tenho a chance de transmitir todo o meu conhecimento e compartilhar os princípios do Taekwondo com sua filosofia, disciplina e valores como o respeito e a perseverança. Quero deixar o que tenho de melhor para o futuro dela.”
O papai Rafael Claro, professor de Jiu-Jitsu é outro exemplo de esportista que vê na prática de uma modalidade, a oportunidade de transmitir seus valores e conhecimentos ao filho, Miguel, de cinco anos.

“O meu pai morreu quando eu era criança e não tive a oportunidade de viver suas experiências. Com o Jiu-Jitsu e a paternidade, tenho essa chance de estar junto ao meu filho e aproveitar o esporte para tê-lo por perto, num ambiente saudável.” – disse o papai que ainda explicou sobre os benefícios do esporte:
“Esse é um presente diário que posso oferecer ao Miguel, já que o Jiu-Jitsu é um esporte que desenvolve a parte física, a saúde e a parte mental do indivíduo com o caráter e a concentração. Essa é a oportunidade que ele tem de trilhar um caminho saudável com o pai.”
Edilson Morais
[email protected]
LEIA MAIS
- Piracicabano vence torneio ‘São Paulo Jogos de E-Sports’ na capital: ‘Foi algo surreal’
- 7ª edição do Caipirandando reúne mais de 100 participantes
- Depois de duas medalhas de ouro em SC, atleta de Piracicaba se prepara para torneios internacionais
- Com parada em caverna, 7º Caipirandando leva participantes a Iracemápolis
- Isac Lucca conquista a prata no Brasileiro em Vitória