OSP faz último concerto de 2019 com canções natalinas

Maestro alemão, Knut Andreas, é regente titular da Orquestra Sinfônica de Potsdam (Rodrigo Alves)

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) encerra a Temporada 2019 de concertos com as principais obras eruditas do repertório natalino, regidas pelo maestro convidado Knut Andreas, da Alemanha. São duas apresentações hoje, às 17h30 e 20h,
no Teatro Municipal “Dr. Losso Netto”. Os ingressos gratuitos (até dois por pessoa) devem ser retirados pessoalmente na bilheteria do próprio teatro, uma hora antes de cada sessão.

Knut Andreas é regente titular da Orquestra Sinfônica de Potsdam e da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim. Ele esteve em Piracicaba em agosto, também como regente convidado da OSP, ocasião em que regeu o concerto de aniversário de 252 anos da cidade. “É um maestro que extrai da orquestra toda a sua potência. Em sua passagem pela cidade, cativou de forma significativa o nosso público, o que nos deixa feliz por aceitar o desafio de retornar ao Brasil para uma ocasião tão especial”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP.

O programa escolhido para o encerramento da Temporada 2019 traz a obra “A Christmas Festival”, composta em 1959 por Leroy Anderson, que reúne, em uma mesma peça, nove temas de Natal conhecidos com grande público, entre eles Alegria ao Mundo (Joy to the world), Alegria de Natal (Deck the Halls), Noite Feliz, Jingle Bells e Adeste Fidelis. Há ainda “German Carol Festival”, do americano James Christensen, que traz canções típicas natalinas alemãs.

Outras duas obras são do repertório russo: a suíte “Véspera da Noite de Natal”, composta por Rimsky-Korsakov e extraída de uma ópera de mesmo nome. Segundo Knut Andreas, a peça raramente é executada pelas orquestras brasileiras e do exterior. “É uma música linda e charmosa, com harmonias e melodias diferentes”, diz o regente convidado.

Para o maestro Knut Andreas, as canções devem despertar muitas emoções no público. “Depois de reger a OSP em agosto, voltei para a Alemanha com muitas boas lembranças do trabalho com os músicos e do entusiasmo da plateia. Este será meu primeiro concerto com músicas natalinas no Brasil. Será algo diferente para mim: em dezembro, na Alemanha, são poucas
horas de luz, frio a zero grau e humildade. Agora poderei estar em um ambiente tropical de 30 graus”, diz Knut, que trabalhou com as orquestras de Campinas, Americana e Ribeirão Preto, com a Orquestra da Unicamp e com a Orquestra de Câmara OPUS (BH).

APOIO
As ações da Temporada 2019 da OSP são realizadas com recursos da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo) e Secretaria de Educação. Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, há o patrocínio da ArcelorMittal, Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papéis Especiais, o copatrocínio do Grupo Pizzinatto e o apoio da Candura. São parceiros a revista Arraso e Jornal de Piracicaba, Empem, Oscip Pira 21, Cultura Artística, Rádio Educativa FM e Maison Vivenda Buffet.

SERVIÇO
Concerto de encerramento da Temporada 2019 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado (14), às 17h30 e 20h, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto (avenida Independência, 277, Centro). Entrada gratuita. Os ingressos pela internet estão esgotados,
porém haverá distribuição de 1/4 da capacidade do teatro a quem comparecer na bilheteria do Teatro, uma hora antes de cada sessão. Informações: (19) 3433-3264 e 3434-2168.

Da Redação