OSP se apresentará com o pianista Cristian Budu no Teatro Dr. Losso Netto

Foto: Rodrigo Alves

Cristian foi o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional Clara Haskil

O piano assume novos contornos no concerto de julho da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com a presença do pianista Cristian Budu, paulista de 34 anos considerado o sucessor de Nelson Freire e aclamado internacionalmente pela crítica especializada. Sob a batuta do maestro alemão Knut Andreas, diretor artístico e regente titular da OSP, ele interpreta o “Concerto para piano nº 2”, de Sergei Rachmaninov. As apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, às 16h e às 19h de sábado (30). A sessão das 19h contará com intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Os concertos são realizados por meio da Lei de Incentivo à Cultura e têm o patrocínio ouro do Atacadão, patrocínio prata da Caterpillar e Hyundai e o patrocínio bronze da CNH Industrial. São apoiadores a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), além da Mega Bilheteria, Empem, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan Piracicaba, Rádio Pop e Parlare Marketing Cultural. Na entrada das sessões, a OSP incentiva a doação de 1 quilo de alimento, em prol da Casa de Amparo aos Idosos Cantinho da Vovó Sônia.

Natural de Diadema, Cristian é filho de romenos e tornou-se o primeiro brasileiro a vencer o Concurso Internacional Clara Haskil, na Suíça, fato considerado pela crítica como a mais importante premiação a um brasileiro nos últimos 20 anos. A revista Gramophone, uma das mais influentes publicações clássicas do mundo, o definiu como “um pianista incrivelmente original, com uma maturidade e visão musical que poderiam inspirar inveja em colegas com o dobro de sua idade”. Seu primeiro disco comercial, lançado em 2016, foi elogiado pela revista europeia Diapason.

Budu entrou no update (2017) de 2 ultra-seletas listas: “Top 10 Recent Beethoven Recordings” e “Top 10 Chopin Recordings”, ambas da revista britânica Gramophone, maior referência da crítica internacional. Foi eleito, em 2017, o Instrumentista do Ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). Em 2019, a Gramophone inseriu sua interpretação dos 24 Prelúdios na lista histórica das “Top 50 Greatest Chopin Recordings”, representando o piano brasileiro juntamente com a gravação dos Noturnos por Nelson Freire.

A peça que receberá o solo de Cristian Budu, “Concerto para piano nº 2 em dó menor, Op. 18”, teve sua estreia em 1901, em Moscou. É a obra mais popular do repertório para piano solista com orquestra. A canção popular americana “All By Myself”, gravada por Sheryl Crow e Celine Dion, tem o arranjo temático do segundo movimento inspirado nesse concerto. Além disso, o tema do concerto foi popularizado no filme “O Pecado Mora ao Lado” (1956), dirigido por Billy Wilder e estrelado por Marilyn Monroe.

O programa da Orquestra Sinfônica de Piracicaba traz ainda “Fanfarra para o Homem Comum”, a abertura de concerto mais popular do compositor norte-americano Aaron Copland. Ela foi encomendada como um tributo a soldados, marinheiros e aviadores em plena Segunda Guerra Mundial, em 1942. Sua inspiração vem do jazz e do folclore americanos e o título remete ao discurso do vice-presidente dos Estados Unidos, Henry A. Wallace, proclamando o “século do homem comum”.

Do compositor russo Dmitri Schostakowitsch, a OSP apresenta a “Sinfonia nº 9”. Quando a obra foi lançada, em novembro de 1945, as autoridades soviéticas pensaram ter sido escrita para celebrar a vitória russa sobre a Alemanha nazista. A peça em cinco movimentos chegou a ser condenada no Oriente e no Ocidente por não refletir esse contexto.

PATROCÍNIO OURO
Maior atacadista brasileiro em número de lojas, o Atacadão está presente em mais de 170 cidades espalhadas por todos os estados do Brasil. Com uma história de 59 anos e cerca de 62 mil colaboradores, a empresa tem cerca de 250 unidades de autosserviço e mais de 33 atacados de entrega, que garantem o abastecimento de comerciantes, transformadores e consumidores finais. Também atua no e-commerce, integrando o canal de vendas online do próprio Atacadão com uma robusta operação de marketplace, com mais de 300 sellers parceiros de atacado.

Da Redação

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

quatro × um =