Estação-Outono
Começa hoje, às 18h58, o outono no hemisfério sul (Claudinho Coradini/JP)

Começa hoje, às 18h58, o outono no hemisfério sul. De acordo com o site Climatempo, o primeiro dia da estação, que permanece até 21 de junho, deve ter variação de temperatura entre 20 a 30 graus. A previsão para hoje é de sol, com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. Ontem (19), último dia de verão, o calor registrou temperatura entre 27 e 33 graus, com pancada de chuva rápida à tarde. A nova estação vai durar 92 dias, 17 horas e 53 minutos.

Para quem costuma reclamar do calor excessivo do verão, a estação do outono é caracterizada por temperaturas mais amenas, o que significa um refresco para os calorentos. A estação que antecede o inverno também é marcada por dias mais claros, menos chuvas e noites mais longas, propícias à observação do céu.

Nessa época, é possível observar as constelações Orion, Cão Maior, Cão Menor, Leão, Gêmeos, Centauro e Carina, entre outras. “Uma visita ao Oapes (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum), órgão da Secretaria Municipal de Educação, proporciona uma oportunidade ímpar para observar todas as belezas do céu do outono”, convida Nelson Travnik, coordenador do Observatório.

O fenômeno conhecido como Equinócio, marca o momento em que o sol, na constelação de Peixes, atravessa o Equador Celeste – projeção do Equador da Terra no espaço – no chamado Ponto Vernal. O termo Equinócio vem do latim e significa que os períodos claro e escuro do dia tem a mesma duração, ou seja, 12 horas cada. Isto é decorrente da luz solar incidir diretamente sobre o Equador, iluminando o planeta por igual.

A partir de hoje, destaca Travnik, o sol estará se deslocando cada vez mais em direção ao hemisfério norte, até 21 de junho, quando inicia o inverno, com a noite mais longa do ano. “Essas variações são resultados do efeito combinado tanto da inclinação do eixo de rotação da Terra quanto do deslocamento da Terra em torno do sol”, explica.

 

SERVIÇO

A entrada no Oapes é gratuita e as visitas podem ser feitas aos sábados, exceto em dias chuvosos, das 18h30 às 21h30. O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro.

(Eliana Teixeira)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

10 + 2 =