Outubro Rosa

O Mês de Outubro é dedicado a campanha direcionada a prevenção e cuidados relacionados ao câncer de mama e colo de útero. O Outubro Rosa, tem o objetivo de conscientização e divulgação de informações no âmbito mundial de como prevenir e tratar o câncer de mama e colo de útero, que é com certeza uma das patologias mais temidas pelas mulheres da modernidade devido a frequência com que ocorre e pelo fato de afetar a vida como o todo.
Pois além dos efeitos psicológicos, afeta a sexualidade, a autoestima, a imagem pessoal e o diagnóstico e tratamento são vivenciados pela pessoa acometida e toda sua família gerando angústia, sofrimento, medo e ansiedade. Devido a isso é de grande importância que o câncer possa ser diagnosticado de forma precoce, promovendo mais chances de sucesso na recuperação e tratamento, e isso é possível por meio do autoexame que as mulheres de todas as idades podem realizar durante a rotina de banho, e esse autoexame precisa ser realizado regularmente, ao menos uma vez ao mês, é se for identificado alguma anomalia, é necessário procurar imediatamente um profissional especialista e também com consultas regulares ao médico ginecologista.
Junto com o diagnóstico há também uma série de preocupações que o paciente passa a vivenciar como o medo de ser estigmatizada, a possibilidade de disseminação da doença pelo corpo, a queda de cabelo, perda do seio, cirurgia, o efeito colaterais do tratamento sob o câncer e o relacionamento com o parceiro e os filhos. Falar sobre o assunto ajuda para que o estigma relacionado ao câncer de mama e colo de útero diminua e também o preconceito, além de quanto mais pessoas se conscientizarem sobre a importância do autoexame e periódicos as chances serão muito maiores de cura da doença.
O apoio dos familiares e amigos são fundamentais, pois apesar da doença ser solitária, a paciente não precisa passar pela luta sozinha, então oferecer apoio através da companhia, gestos e palavras, sem anular a capacidade e as vontades da paciente, estimular para que a paciente por meio da fala compartilhe as emoções, medos e dificuldades, valorizar a dor expressada, procurar por grupos de apoio de outras mulheres que passaram ou estão passando por experiências semelhantes como uma forma de se fortalecer, estimular o tratamento precoce e acompanhamento psicoterapêutico, ajudam demais.
Ao receber o diagnóstico o luto é natural e para que torne-se uma condição transitória a busca por auxilio é fundamental. A dor, a depressão, a angústia, pânico, ansiedade são possíveis transtornos que podem ocorrer devido ao impacto causado pelo diagnóstico. Em muitos casos há pacientes que mantém a doença em segredo por medo da rejeição, dificultando o prognóstico e a saúde física e emocional.
Claro que cada paciente é singular e cada caso deve ser abordado de maneira exclusiva tanto com o psicólogo quanto com a equipe médica. A inclusão de todos os entes queridos pelo paciente no processo de intervenção, aceitação e reabilitação da doença, será fundamental para melhoria na qualidade de vida da pessoa acometida.
É comum durante o processo de adoecimento mulheres desenvolverem depressão, isolamento por causa dos sintomas físicos que a doença pode causar, em alguns casos as mulheres acometidas pelo câncer negam a necessidade em ser acompanhada por um psicólogo, por acreditar ser um indicativo de fraqueza, porém o tratamento por um profissional da psicologia capacitado poderá contribuir na batalha emocional na luta para vencer a doença.
Em muitos casos a mastectomia é inevitável e tal processo pode provocar um impacto emocional maior ainda, além das inseguranças e incertezas relacionadas ao futuro, necessitando acolhimento, amparo, qualificado, além de informações pautadas na cientificidade para enfrentamento adequado da doença e decisões a serem tomadas..
Educar e conscientizar a todos, facilitará caso ocorra um diagnóstico da doença dentro de nosso ciclo de convivência e caso esteja passando por esse momento, ou conheça alguém, procure por ajuda o quanto antes, pois intervenções psicológicas precoces são mais rápidas de serem resolvidas e consequentemente mais eficazes.

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

dez + 16 =