Palestra propõe reflexão sobre Super-Heróis Negros nas Histórias em Quadrinhos

Foto: Divulgação

Palestra acontece neste sábado (28), às 10h

Com a origem e a motivação de uma série de heróis ligados à cultura de matrizes africanas, acontece neste sábado (28), às 10h, a palestra “Os Super-Heróis Negros nas Histórias em Quadrinhos” na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto. O evento será ministrado pelo publicitário Daniel Loganeto, com entrada gratuita e distribuição de quadrinhos aos participantes.

Durante a palestra serão apresentados personagens de revistas em quadrinhos com origens africanas e afrodescendentes, tais como Pantera Negra, Tempestade, Raio Negro, Super Choque, Luke Cage, Lanterna Verde, Miles Morales, Angela Davis, entre outros, com o intuito de buscar e ressaltar a representatividade que esses super-heróis possam ter para os leitores. O publicitário também apresentará a importância da contribuição dos personagens fictícios na construção de um novo imaginário do que é ser negro para novas gerações.

“A ideia é abordar a biografia, o contexto de como o personagem foi criado, que grupo ele costuma ter como referência já que boa parte deles costumam atender algumas demandas. Muitos têm mais de 80 anos e os negros são mais recentes porque já surgem a partir do movimento dos Panteras Negras (em inglês, Black Panther Party ou BPP), para que a comunidade negra afro-americana possa se identificar”, salienta o publicitário.

Loganeto possui um canal chamado @poptopia.canal, no Youtube, onde faz vídeos de resenhas de quadrinhos, fala sobre suas leituras, visitas a sebos, livrarias e bancas, mercado editorial e demais assuntos relacionados às HQs nos mais diversos formatos. Foi desta forma que, o também youtuber, notou a falta de influenciadores negros que propõem essa reflexão e tema. Com isso, passou a dar prioridade para personagens que possuem uma mensagem forte para passar. “Eu tenho procurado encontrar mais oportunidades de impulsionar e dar visibilidade a esses personagens”, conta ele.

Fernanda Rizzi
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

treze + 12 =