Palmeiras recebe a Chapecoense no Allianz Parque, em São Paulo

Verdão voltou a vice-liderança e quer encostar no líder; adversário é o lanterna e não vence há 10 jogos. (Foto:Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras enfrenta a Chapecoense hoje, às 21h, no Allianz Parque, em São Paulo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro 2019. O Verdão é o vice-líder, com 50 pontos e precisa da vitória para diminuir a distância para o líder Flamengo, já que hoje a distância é de oito pontos. A Chape está na lanterna, com 16 pontos e precisa vencer para subir na tabela, já que a distância para o Ceará, primeiro time fora da zona de rebaixamento, é de 10 pontos.

Mesmo com o pouco tempo de recuperação entre as partidas, o Verdão voltou aos treinos na última segunda-feira (14), sendo que a principal novidade da equipe foi o lateral Mayke, recuperado de uma cirurgia no tendão do músculo adutor da coxa direita. O jogador se contundiu em partida contra o Grêmio, no dia 17 de agosto e participou dos dois treinos normalmente. Felipe Melo e Willian, que estavam suspensos diante do Botafogo e podem voltar ao time. Em contrapartida, o volante Thiago Santos, autor do gol diante dos cariocas, está suspenso, em razão do terceiro cartão amarelo.

A equipe catarinense não vence uma partida desde o dia 18 de agosto, acumulando 10 jogos de jejum, com três empates e sete derrotas. Além do momento na tabela, a equipe ainda tem diversos desfalques que ainda não tem condições de retorno, como Eduardo, Vagner, Yan Rolli, Thiago Santos. Dalberto se recupera de tratamento de entorse no tornozelo direito, porém já iniciou as atividades no campo. Everaldo não apresenta lesão no tornozelo esquerdo e dos atletas no DM (Departamento Médico) é o que tem mais chances de ir a campo no Allianz.

No primeiro turno, o Palmeiras venceu a Chapecoense fora de casa por 2 a 1, com gols de Dudu e Marcos Rocha, com Everaldo marcando o tento de honra dos catarinenses. A última partida entre eles no Allianz Parque foi no último Brasileirão, em confronto que terminou empatado em 0 a 0. A última vitória da equipe Condá sobre o Alviverde Paulista em São Paulo foi no Brasileiro de 2017, quando venceu por 2 a 0, gols de Fabrício Bruno e Túlio de Melo. A última vitória do Palmeiras sobre a Chapecoense em casa foi no Brasileirão de 2016, quando venceu por 1 a 0, gol de Fabiano. Com esta vitória, o Verdão conquistou o Brasileirão pela nona vez, além de ser o último jogo dos catarinenses antes do fatídico acidente aéreo, em que morreram 71 pessoas.

Mauro Adamoli
[email protected]