Joyce conta sobre como superou medos para escrever conto | Foto: Divulgação

Em meio à pandemia, um grupo de mulheres, de distintas partes do Brasil, entre elas a comunicóloga Joyce Conde de Piracicaba, uniu esforços na produção do livro “Os medos não fazem sentido”, que como sugere o nome, é um expurgo dos bloqueios para enfim iniciarem carreira no ofício das letras. A obra, lançada na última quinta-feira (17) em formato ebook, está disponível na Amazon por apenas R$ 1,99, e segundo Joyce, em dois dias já mais de 300 leituras.

A obra reúne contos de seis autoras iniciantes, que se conheceram por meio de uma mentoria online da escritora Laura Conrado. Todas as produções inseridas no contexto na insegurança de escrever. “Fizemos uma terapia em grupo, mesmo, para identificar o principal bloqueio e, em seguida, entrar no processo de escrever, além de levar esse conteúdo para que passa o mesmo que nós”, conta Joyce.

Joyce, que é natural de Limeira e mora em Piracicaba há quatro anos, se questionava se poderia contribuir no universo literário. “Tinha essa insegurança se tinha capacidade de escrever um livro”. No conto, utilizou metáforas para se autoconhecer. “Não conta diretamente sobre a autora, é um personagem fictício e num tempo fictício”, ressalta.

Cada autora usa uma analogia sobre seu medo para contar uma história. O conto de Ana Carol Veloso (Rio de Janeiro/RJ) é sobre a passagem do tempo. “Senti que era hora de jogar fora o que estava pesando, era ‘Dia de Desapego’”, revela. Já Mariana Pfingstag (Charqueadas/RS) fala sobre o medo de sentir-se presa às situações e a dificuldade em encerrar ciclos, “ilustrado sob a perspectiva cômica de um ‘bad romance’”, destaca.

Natália Gonçalves (São Paulo/SP) externa o fantasma da solidão. “Um medo que pode acarretar outros como o medo de não ser suficiente e não conseguir fazer o que deseja”, explica, enquanto Gabriela Cavalcante (Parnamirim/RN) traz a narrativa sobre não tomar à frente nas próprias decisões. “É sobre saber o que quer, mas ter medo de começar”.

Erick Tedesco

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × três =