Para cada profissão uma pedra; saiba qual joia representa a sua

0
126 views

A tradição do anel de formatura permanece até os dias atuais e representa o início de uma nova fase

O ano está caminhando para o seu final e junto com ele ciclos estão sendo encerrado. Um dos momentos mais aguardados para os estudantes são suas formaturas no ensino superior o que para muitos é seu último ciclo de estudos formais.
Os vestidos longos, saltos altos, ternos, cabelos e maquiagens são uma escolha individual de cada formando e que muitas vezes é um show de moda a parte, mas não são estilos individuais que se fazem uma boa formatura. Nessa finalização de faze existem trajes específicos, como becas e capelos, além das faixas e ombrelonas de cores específicas do curso, além da tradição do anel de formatura, em que, cada curso tem uma cor de pedra específica para representar a carreira que o ex-estudante provavelmente vai seguir.

HISTÓRIA

Ao longo da história, anéis simbolizam marcos importantes da vida, em especial da nobreza como anéis que somente reis poderiam usar, ou papas, além dos que até hoje marcam matrimônios. Mas a tradição de receber um anel em seu dia de formatura é relativamente próxima, iniciando em 1835 nos Estados Unidos em West Point, uma academia militar. O uso do anel era para especificar não só formação do aluno, mas também em qual turma participou. A ideia de simbolizar a formação da pessoa foi tão boa que, quando alunos estrangeiros voltavam para seus países de origem trazendo o anel, isso tornava também uma tradição de família passando de uma geração para outra que se formava, tanto que no Brasil, a tradição de entrega do anel de formatura é vinda dos país ou parentes próximos.

TIPOS DE ANEIS E CORES

Inicialmente os anéis entregues eram no estilo anel-sinete, similares ao que o alto clérigo e nobres utilizavam séculos antes, contudo com a evolução do trabalho de ourives, hoje os anéis são mais finos, delicados, personalizados, tendo como única coisa imutável as cores das pedras que simbolizam os seus cursos.
Saiba qual pedra simboliza seu curso:

Esmeralda: a cor verde da esmeralda simboliza a vitalidade e a saúde, por isso cursos como medicina, enfermagem, fisioterapia, veterinária, bioquímica, entre outros cursos vinculados com a saúde tem a esmeralda como símbolo do curso.

Safira azul: o azul profundo da safira tem um significado de calma e maturidade. Essa pedra abrange uma grande diversidade de cursos que necessitam da serenidade como ferramenta principais para um bom trabalho como: Administração (todas as graduações), agronomia, análise de sistemas, arquitetura, artes cênicas e teatro, artes plásticas, astronomia, ciências da computação, naturais e políticas, comércio exterior, comunicação social, desenho, design de interiores e gráfico, eletrônica, engenharia (todas as especialidades), filosofia, física, fonoaudiologia, fotografia, geologia pedagogia (ametista/safira), publicidade e propaganda, psicologia (lápis-lazúli/safira), relações internacionais e muitas outras.

Rubi: o rubi simboliza o dom da palavra, escrita ou falada. Ele também é relacionado à proteção, força e ao entusiasmo, não é a toa que os cursos de direito, bombeiros, jornalismo e oficial de justiça utilizam essa pedra em seus anéis.

Ametista: a pedra de tom roxo tem sua simbologia ao espiritualismo e a meditação e a criatividade por isso que cursos como de teologia, sociologia, gastronomia, moda etc, tem a ametista como sua pedra.

Larissa Anunciato
[email protected]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 − um =