Paradas pro Sucesso é lançada em Piracicaba contra o cigarro

Foto: Alessandro Maschio/JP

A campanha antitabagismo Paradas pro Sucesso 21 foi lançada ontem em Campanha Piracicaba. Idealizada pela médica cardiologista Juliana Previtalli e pelo violinista Luis Fernando Dutra, o evento tem por objetivo alertar a sociedade para os malefícios do cigarro e incentivar atitudes de mudança. Neste ano, a campanha contou com o envolvimento da Educação e, para isso, contou ontem com a participação da Diretoria de Ensino de Piracicaba e Região.

“Eu e meu amigo (Luis Fernando Dutra) tivemos a ideia de fazer esta campanha, de levar conhecimento, alertar para os riscos e propor uma atitude de mudança”, afirmou a medica.

A campanha teve início em abril do ano passado e contou com a participação de artistas de Piracicaba e região, entre músicos, atores e artistas plásticos. “A divulgação ocorreu através de vídeos divulgados em redes sociais, áudios dos vídeos divulgados pela imprensa”, lembrou Juliana.

A cardiologista destaca que fumar aumenta o risco de contrair infecções bacterianas e virais. O hábito também contribui em dobro com o risco de contrair Influenza e quatro vezes mais com o risco de contrair a tuberculose que os indivíduos não fumantes.

Segundo ela, a cessação do tabagismo traz benefícios praticamente imediatos à saúde do fumante, como redução da pressão arterial e dos batimentos cardíacos, melhora na oxigenação do sangue e na capacidade pulmonar (benefícios alcançados desde 20 minutos até algumas horas e dias).

“O objetivo da campanha Paradas pro Sucesso é levar à população através dos artistas a mensagem de que o tabagismo é doença grave, mas que pode ter cura”, acrescentou a medica.

A incidência de tabagistas no Brasil é de 10,2% da população e com as campanhas e a Lei Federal antifumo o número vem gradativamente diminuindo, porém, entre os jovens está havendo aumento, principalmente entre mulheres de 18 a 24 anos.

Beto Silva

[email protected]

Leia Mais:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

17 + 9 =