Parceria entre Hyundai e Uber Elevate possibilitará criação de cidades futuristas em breve

A Uber e a Hyundai Motor Company anunciaram nesta segunda-feira (6) parceria para desenvolver o Uber Air para uma futura rede de compartilhamento de viagens aéreas e apresentou um novo conceito de aeronave em escala completa na Consumer Electronics Show (CES). A Hyundai é a primeira empresa automotiva a aderir à iniciativa do Uber Elevate, trazendo capacidade de fabricação em escala automotiva e um histórico de veículos elétricos de produção em massa.

O conceito de veículo aéreo que a Hyundai divulgou foi criado em parte pelo processo de projeto aberto da Uber, uma abordagem inspirada na NASA, que estimula a inovação ao divulgar publicamente conceitos de projeto de veículo para que qualquer empresa possa usá-lo para inovar seus modelos de táxi-aéreo e tecnologias de engenharia.

Nesta parceria, a Hyundai produzirá e implantará os veículos aéreos e a Uber fornecerá serviços de suporte ao espaço aéreo, conexões para transporte terrestre e interfaces com os usuários por meio de uma rede de compartilhamento de viagem aérea. Ambas as partes estão colaborando nos conceitos de infraestrutura para apoiar a decolagem e o pouso desta nova classe de veículos.

“Nossa visão de Mobilidade Aérea Urbana transformará o conceito de mobilidade urbana”, disse Jaiwon Shin, Vice-Presidente Executivo e Líder da Divisão de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) da Hyundai. “Esperamos que a UAM vitalize as comunidades urbanas e forneça mais tempo de qualidade às pessoas. Estamos confiantes de que o Uber Elevate é o parceiro certo para tornar este produto inovador prontamente disponível para o maior número possível de usuários.”

Modelo de transporte aéreo desenvolvido pela Hyundai e Uber Elevate (Crédito: Divulgação)

 

“A Hyundai é nosso primeiro parceiro de veículos com experiência na fabricação de automóveis de passageiros em escala global. Acreditamos que a Hyundai tem o potencial de construir veículos Uber Air a taxas nunca vistas na indústria aeroespacial atual, produzindo aeronaves confiáveis e de alta qualidade em grandes volumes para reduzir os custos de usuários por viagem. A combinação da força de fabricação da Hyundai com a plataforma tecnológica da Uber representa um grande passo à frente para o lançamento de uma vibrante rede de táxi aéreo nos próximos anos”, disse Eric Allison, líder do Uber Elevate.

Em preparação para este anúncio, a Hyundai trabalhou com o Uber Elevate para desenvolver um modelo PAV (Personal Air Vehicle), S-A1, que utiliza processos de projetos inovadores para otimizar aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL) para fins de compartilhamento de viagens aéreas. A iniciativa Elevate baseou esse processo na abordagem histórica da NASA de divulgar publicamente conceitos de projeto para inspirar inovação entre várias empresas, estimulando o desenvolvimento de modelos comuns de pesquisa para investigar novos conceitos aerodinâmicos e catalisar o progresso da indústria em projetos de asas, ruído, aerodinâmica e verificação de simulação.

Crédito: Divulgação

Como resultado, o modelo S-A1 da Hyundai apresentado na CES reflete os projetos anteriores do eVTOL que o Uber Elevate lançou das seguintes maneiras:

  • Ele foi projetado para uma velocidade de navegação de até 180 milhas/h (290 km/h), uma altitude de navegação de 1.000-2.000 pés (300 a 600 metros) acima do solo e para viagens de até 60 milhas (100 km).
  • O veículo Hyundai será 100% elétrico, utilizando propulsão elétrica distribuída e, durante os horários de pico, será necessário cerca de cinco a sete minutos para recarregar.
  • A aeronave elétrica da Hyundai utiliza propulsão elétrica distribuída, alimentando vários rotores e hélices em torno da estrutura da aeronave para aumentar a segurança, diminuindo qualquer ponto único de falha. Ter vários rotores menores também reduz o ruído em relação aos grandes helicópteros de rotor com motores de combustão, o que é muito importante para as cidades.
  • O modelo foi projetado para decolar verticalmente, fazer a transição de asas em navegação e depois voltar ao voo vertical para aterrissar.
  • Os veículos Hyundai serão pilotados inicialmente, mas com o tempo eles se tornarão autônomos.
  • A cabine é projetada com quatro assentos de passageiros, permitindo que embarquem/desembarquem facilmente e evitem o temido assento do meio com espaço suficiente para uma mala pessoal ou mochila por passageiro.

Introduzindo a era da mobilidade contínua, a exploração da Hyundai do futuro transporte urbano incorpora o conceito de PAV elétrico com um novo transporte terrestre, o conceito de Veículo Construído com Propósito (PBV). A visão da Hyundai de criar comunidades a partir de futuros sistemas de trânsito entra em foco com mais um novo conceito de infraestrutura, chamado Hub. Quando muitos PBVs e PAVs são acoplados e conectados a um Hub, eles criam um novo espaço público onde diversos grupos de pessoas podem se reunir.

As soluções inovadoras de mobilidade inteligente da Hyundai Motor, incluindo UAM, PBV, Hub e outras, serão exibidas no estande da Hyundai na CES, localizado no Las Vegas Convention Center North Hall, estande 5431.

Hyundai Motor apresenta solução de mobilidade inteligente “UAM-PBV-Hub” para vitalizar cidades futuras

A Hyundai Motor Company divulgou na CES 2020 sua visão inovadora de mobilidade urbana para ajudar a vitalizar futuras cidades centradas no humano.

Para concretizar a visão, a Hyundai Motor apresentou três soluções de mobilidade, incluindo Mobilidade Aérea Urbana (UAM), Veículo Construído com Propósito (PBV) e Hub, um local para transferência de mobilidade e atividades comunitárias.

Com base nessas soluções de mobilidade, a Hyundai visa libertar futuras cidades e pessoas de restrições de tempo e espaço, permitindo que elas criem mais valor em suas vidas.

Crédito: Divulgação

A empresa também acelerará a implementação de sua visão de marca “Progresso para a Humanidade” e se transformará em um “Fornecedor de Soluções de Mobilidade Inteligente”.

O UAM combina os serviços de Veículo Aéreo Pessoal (PAV) e de mobilidade aérea urbana para disponibilizar o espaço aéreo para transporte, enquanto o PBV é uma solução de mobilidade ecológica baseada no solo que fornece espaços e serviços personalizados para passageiros em trânsito. O Hub é um espaço que conecta o UAM e o PBV, uma nova solução conceitual na qual as pessoas podem se reunir para interagirem.

Trabalhando em conjunto, UAM, PBV e Hub desempenham papéis-chave na vitalização de futuras cidades centradas no humano e no aprimoramento da vida das pessoas.

O UAM conecta o céu e o solo, enquanto o PBV conecta pessoas às pessoas na estrada. Essas duas soluções de mobilidade inteligente se conectam no Hub, que será instalado nas cidades futuras para formar um ecossistema de mobilidade.

Com essa visão de mobilidade inteligente criada em torno da rede UAM-PBV-Hub, a Hyundai estabeleceu seu compromisso de fornecer aos clientes uma mobilidade perfeita e uma experiência de mobilidade diferenciada.

A visão também está alinhada com o plano de inovação de médio prazo da empresa, o ‘Strategy 2025’, para mudar suas estruturas de negócios com base em dois pilares – “Dispositivo de Mobilidade Inteligente” e “Serviço de Mobilidade Inteligente”.

“Para nossas soluções de mobilidade inteligente, consideramos o que realmente importa nas cidades e na vida das pessoas. UAM, PBV e Hub vitalizarão as cidades removendo as fronteiras urbanas, dando tempo para as pessoas buscarem seus objetivos e criando uma comunidade diversificada. Nosso objetivo é ajudar a construir futuras cidades dinâmicas centradas no humano e continuar nosso legado de progresso para a humanidade. A CES 2020 é apenas o começo e continuaremos a realizar essa visão”, diz Euisun Chung, Vice-Presidente Executivo do Hyundai Motor Group.

‘Grupo Consultivo para Cidades Centradas no Humano’ e um estudo sobre a criação de novos valores para cidades futuras

A visão de mobilidade futura da Hyundai deriva da ideia de que a mobilidade está intimamente relacionada à infraestrutura da cidade.

A empresa estabeleceu o Grupo Consultivo da Cidade Centrada no Humano com os principais especialistas globais de áreas como psicologia, arquitetura, design urbano, transporte e ciências políticas, e realizou pesquisas sobre como as cidades futuras devem ser projetadas para promover novos valores centrados no homem.

O grupo consultivo derivou três valores-chave para cidades futuras: vitalizar, habilitar e cuidar. Considerando a força da Hyundai em mobilidade e conexão de pessoas, o grupo consultivo decidiu priorizar a ‘vitalização’ das cidades.

“Todos os três valores são importantes, mas a Hyundai está excepcionalmente bem posicionada para vitalizar as comunidades com novas formas de mobilidade”, afirma Art Markman, membro do Grupo Consultivo da Cidade Centrada no Humano da Hyundai e professor de Psicologia Cognitiva na University of Texas em Austin.

Além do grupo consultivo, a Hyundai também pensou em diferentes arquétipos de cidades e desenvolveu cenários futuros das cidades para prever a direção de infraestrutura e o desenvolvimento que serão necessários para futuras cidades.

A empresa se concentrou em soluções de mobilidade centradas no homem para enfrentar os desafios de congestionamento de tráfego nas principais cidades.

“Com base nos aconselhamentos do grupo consultivo, tentamos encontrar soluções de mobilidade que vitalizem as comunidades de maneira significativa e imaginativa. UAM, PBV e Hub são soluções que ajudarão a aliviar os problemas em grandes cidades como São Francisco”, conta Youngcho Chi, Presidente e Diretor de Inovação da Hyundai Motor Company.

UAM, solução inovadora de mobilidade que oferece democratização do voo

A primeira solução que a Hyundai está oferecendo para vitalizar cidades futuras é a Mobilidade Aérea Urbana, uma solução inovadora de mobilidade que oferece democratização do voo.

A mega-urbanização que ocorre em todo o mundo resultou em uma redução drástica da eficiência da transferência para os residentes urbanos e no aumento dos custos sociais relacionados ao transporte logístico.

UAM permite viagens aéreas urbanas livres de pistas com Veículos Aéreos Pessoais capazes de decolagem e aterrissagem vertical elétrica (eVTOL).

UAM é considerada um negócio chave de inovação futura que pode ajudar a superar desafios urbanos como congestionamento de tráfego e transformar o paradigma da mobilidade.

“Estamos olhando o início de uma era completamente nova que abrirá os céus sobre nossas cidades. A Mobilidade Aérea Urbana libertará as pessoas das travas de posicionamento e recuperará tempo para que as pessoas invistam em atividades com que elas se preocupam e das quais gostam”, diz Jaiwon Shin, Vice-Presidente Executivo e Líder da Divisão de Mobilidade Aérea Urbana da Hyundai Motor Company.

A Hyundai também anunciou quatro pilares da UAM: seguro, silencioso, acessível e centrado no passageiro.

Por segurança, o PAV possui vários rotores para fornecer redundância em várias camadas e garantir uma operação segura, e um sistema de implantação de paraquedas será colocado no veículo para emergências.

Os PAVs serão projetados com baixos níveis de ruído, tornando-os mais aceitáveis para viagens urbanas e oferecendo conforto aos passageiros.

UAM se tornará econômica e acessível através da utilização do know-how de fabricação da Hyundai em automóveis, design aerodinâmico, uso de pouco peso de materiais compostos de carbono, tecnologia de design produtivo e custos operacionais reduzidos.

Por fim, UAM, da Hyundai, será centrado no passageiro, projetando o interior com recursos da Internet das Coisas (IoT), garantindo conforto e segurança aos passageiros.

Estreia mundial de “S-A1”, conceito de PAV desenvolvido em conjunto com Uber

A Hyundai apresentou também seu primeiro conceito de Veículo Aéreo Pessoal, chamado “S-A1”. O conceito PAV é equipado com eVTOL e projetado para acomodar cinco pessoas, incluindo um piloto.

PAV será operado inicialmente por um piloto durante os estágios iniciais de comercialização e permitirá operação autônoma assim que as tecnologias relevantes forem desenvolvidas. A Hyundai possui a capacidade de fabricação e a expertise necessárias para desenvolver e produzir veículos de transporte em massa, como o PAV.

O conceito “S-A1” PAV foi desenvolvido em conjunto com a Uber, a maior empresa de mobilidade do mundo. “A Hyundai é nosso primeiro parceiro de veículos com experiência na fabricação de automóveis de passageiros em escala global. Acreditamos que a Hyundai tem o potencial de construir veículos Uber Air a taxas nunca vistas na indústria aeroespacial atual, produzindo aeronaves confiáveis e de alta qualidade em grande volume para reduzir os custos de passageiros por viagem. Combinar o poder de fabricação da Hyundai com a plataforma de tecnologia da Uber representa um grande passo rumo ao lançamento de uma vibrante rede de veículos aéreos nos próximos anos”, avalia Eric Allison, Líder do Uber Elevate.

A Hyundai planeja fortalecer suas parcerias com empresas globais com a Uber e acelerar seus negócios de UAM, incluindo o desenvolvimento de PAVs de classe mundial, oferecendo serviço e manutenção de frota, e desenvolvendo portos aéreos.

PBV, a melhor solução de mobilidade para todos os estilos de vida

A segunda solução de mobilidade da Hyundai para um futuro dinâmico e centrado no ser humano é o Veículo Construído com Propósito.

PBV é uma nova solução de mobilidade urbana que pode acomodar um amplo espectro de estilos de vida futuros com personalização ilimitada.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

12 − 10 =