Parceria garantiu aumento de 70 para 120 vacinados a cada 20min

Foto: Alessandro Maschio/JP

Projeto viabilizou contratação de equipes responsáveis pela imunização e organização do público

Parceria entre a Secretaria de Saúde de Piracicaba, o Grupo + Unidos e Fundação Caterpillar, o projeto Acelera Vacina agilizou a imunização no Ginásio Municipal de Esportes Waldemar Blatkauskas em 67% nos três meses do projeto. Segundo dados da secretaria municipal, com as melhorias promovidas pelos parceiros, foi possível aumentar a capacidade de vacinação no ginásio, que era de 70 para 120 pessoas a cada 20 minutos.

A Saúde informou que, após identificar algumas oportunidades de otimizar a logística, estrutura e disponibilidade de recursos humanos no processo de vacinação contra a covid-19, o Grupo +Unidos, com o apoio da Fundação Caterpillar os desafios de infraestrutura, verificou a necessidade de notebooks em quantidade e com configurações necessárias para o registro das doses em tempo real. Em relação aos recursos humanos, o Projeto Acelera Vacina viabilizou a contratação de equipes adicionais responsáveis pela imunização e organização do público que chega ao local para receber a vacina.

“Assim, foi possível ampliar essas equipes de seis para dez, além de adicionar dezenas de computadores mais modernos para agilizar e facilitar o atendimento”, destacou a pasta. No período do fim de julho até fim de outubro, foram aplicadas, no ginásio, em torno de 300 mil doses, um aumento de 67% em relação aos três meses anteriores, que contou com 160 mil doses, em média.

O projeto também possibilitou que o local fosse o principal polo de vacinação da cidade, concentrando mais de 80% do total de aplicações, segundo dados da Secretaria de Saúde de Piracicaba.

MAIS DOSES
A Secretaria de Saúde informou ontem (26) novas vagas para segunda dose da vacina. Pode fazer agendamento quem tomou as primeiras doses da AstraZeneca até o dia 10 de agosto; da CoronaVac/Butantan até 8 de outubro, da Pfizer até 11 de outubro (grupo de pessoas com mais de 18 anos) e quem tomou a primeira dose da Pfizer até 6 de setembro (grupo de pessoas entre 12e17 anos). O agendamento deve ser feito pelo vacinapira.piracicaba.sp.gov.br

Também foram abertas vagas para a terceira dose da imunização. Podem agendar as pessoas com 60 anos ou mais que receberam a segunda ou única dose há, ao menos, seis meses, e as pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda ou dose única há, pelo menos, 28 dias.

O agendamento deve ser feito por meio do site VacinaPira apenas pelas pessoas que pertencem aos Crabs (Centros de Referência da Atenção Básica) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Ao acessar o site, deve escolher a opção “Para agendar a 3ª dose clique aqui”, em seguida digitar o CPF, escolher qual dose vai tomar e o local da aplicação.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

cinco − três =