Parque do Mirante não recebe melhorias há 16 anos, aponta presidente do Codepac de Piracicaba

Local apresenta problemas na estrutura como paredes com trincas e risco de desabamento de muros

Tombado como patrimônio histórico cultural de Piracicaba em 2002, pelo então prefeito José Machado, o Parque do Mirante, um dos principais postos turísticos da cidade apresenta problemas estruturais e evidencia uma situação de abandono. De acordo com o presidente do Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), Esio Pezzato, há 16 anos o parque não recebe melhorias e só no último ano recebeu manutenção, como poda do mato e substituição das luminárias.

“O parque está habitável, não dá para fazer em seis meses, o que não foi feito em 16 anos”, afirmou destacando o recente trabalho feito no local. Para ele, o Mirante não está abandonado e afirmou que o Codepac tem acompanhado a situação do parque.

O conselheiro afirmou que ao longo de 30 anos a impressão que fica é que os prefeitos de Piracicaba não gostam do Parque do Mirante e que foram feitas apenas ‘perfumaria’ no ponto turístico às margens do rio Piracicaba.

O Jornal de Piracicaba recebeu queixas sobre a situação do parque e foi ao local onde constatou problemas, principalmente na estrutura, como paredes com trincas e risco de desabamento de muros.

Nos banheiros destinados ao público visitante há fiação elétrica exposta e reboco caindo das paredes e do teto, algumas árvores estão com raízes expostas e apresentam risco de queda, grande parte do piso do parque está com grandes rachaduras.

A prefeitura foi procurada ontem para comentar o assunto. Por meio de nota, a Sedema (Secretaria de Defesa do Meio Ambiente) informou que existe um projeto visando a revitalização e manutenção do Parque do Mirante, com foco na história do ponto, ampliando seu potencial turístico.

A pasta, no entanto, não informou quando e como a execução do projeto será iniciada.

Beto Silva
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

9 + dois =