Espaço vai ser um ponto de reflexão e contemplação (Foto: Amanda Vieira/JP)

Até ontem (23), 332 pessoas perderam a vida pela covid-19 em Piracicaba. A pandemia deixará cicatrizes profundas, então, para homenagear as vítimas fatais e seus entes queridos, o Parque Memorial 2020 será um espaço para reflexão e contemplação, além de mais um lugar para lazer ecológico na cidade, de acordo com a Prefeitura. Ele já está aberto ao público.

O parque fica no Loteamento Alto da Boa Vista, no bairro Vale do Sol, entre as ruas Creuza Zawitoski, Ana Maria Rodrigues e a avenida Antônio Carlos da Rocha Conceição. Pequena cerimônia foi realizada ontem para indicar a abertura do espaço. Representando as famílias enlutadas, Walter Radamés Accorsi de Souza Sobrinho plantou uma muda das árvores de forma simbólica. Ele perdeu o irmão gêmeo, José Ricardo Accorsi de Souza Sobrinho, que morreu em 28 de junho, aos 45 anos.

“É muito difícil de superar a morte de uma pessoa amada […] mas também fico muito feliz em saber que sua vida vai se eternizar nessas árvores, que nos darão conforto e esperança, além de saber que a vida continua em mim, na minha esposa, nos meus filhos e na lembrança dele. Que todas as famílias tenham um conforto em cada uma dessas árvores”, comenta Accorsi.

De acordo com a Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), o Parque tem aproximadamente 9 mil m² e já estão plantadas mais de 300 mudas, representando os meses de abril (nove mudas de pau d’álho); maio (19 mudas de imbirinha); junho (64 mudas de saguaragi); julho (104 ipês amarelos); agosto (88 mudas de pau-marfim) e setembro (50 mudas de farinha-seca). Ao lado do Parque existe uma APP (Área de Proteção Permanente) de 14.178 m².

“O respeito às pessoas e ao ambiente deve estar sempre presente na sociedade. Piracicaba deverá sempre se lembrar de conterrâneos que nos deixaram nesta pandemia. Esperamos que o Memorial seja um local de orações e reconhecimento da importância de cada piracicabano falecido representado por uma árvore”, afirma o responsável pela Sedema, José Otávio Menten.

A abertura do Parque integra a programação do Setembro Verde da Sedema e também celebra o início da primavera que ocorreu na terça-feira (22).

Andressa Mota

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dois × três =