Passado da imprensa ganha espaço no Engenho

Foto: Claudinho Coradini/JP

O Jornal de Piracicaba fez doação de equipamentos; Cultura idealiza projeto

O passado da imprensa em Piracicaba começa a ganhar um espaço de memória com uma primeira doação de maquinários gráficos do Jornal de Piracicaba. Um conjunto de três equipamentos de impressão inicia o projeto de Arquivo Histórico Municipal da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural). Por ora, os equipamentos dos séculos passados ficarão no Parque do Engenho Central, no barracão 7, informa o secretário da área, Adolpho Queiroz. Segundo o diretor do jornal, Marcelo Batuíra Losso Pedroso, os maquinários eram utilizados na impressão antes do moderno sistema de impressão off set. As linotipos ficarão em exposição no Engenho até setembro, quando começam as obras do Ver de Museu – relacionado ao setor sucroenergético.

O secretário conta que a doação do JP é “como um chamariz e embrião de um grande projeto que pretende desenvolver”. Os equipamentos gráficos chegaram ao Engenho na última sexta-feira em ação coordenada pelo secretário de Obras, Paulo Ferreira da Silva, e pelo diretor do espaço, Antonio Padovan. “Creio que as pessoas que passarem pelo Engenho poderão imaginar as dificuldades que era imprimir um jornal nos séculos 19 e 20. Quando iniciei no jornalismo da cidade, há 50 anos, os linotipistas tinham que trabalhar tomando goles de leite para inibir a fumaça do chumbo que alimentava as linotipos que iam comandando, linha por linha, as placas de chumbo que depois viravam a base para a impressão das matérias.”

VIRADA 2021
Piracicaba foi contemplada na edição desta Virada Cultural On-line paulista, informa o secretário de Cultura, Adolpho Queiroz. Uma comissão da Secretaria Estadual de Cultura irá definir datas e programação.

“Ela é quem vai negociar os cachês e necessidades com os proponentes daqui por diante”, informa o secretário.

Cristiane Bonin
[email protected]

LEIA MAIS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite o seu comentário!
Por favor, entre com seu nome

5 × 1 =